Paradesporto | Com Ascom | 23/10/2007 17h25

Brasileiro Paraolímpico Escolar foi aberto ontem em Brasília

Compartilhe:

Brasília (DF) - Animação e alegria marcaram a cerimônia de abertura do Campeonato Brasileiro Paraolímpico Escolar, nesta segunda-feira (22), na cidade satélite do Cruzeiro, em Brasília. Com o desfile das delegações que envolvem 600 estudantes vindos de 13 Estados e do Distrito Federal, a cerimônia de abertura contou com a presença do campeão Parapan-amerinano Rio 2007 de vôlei sentado Cláudio Irineu da Silva e um dos maiores ícones do atletismo paraolímpico brasileiro, o nadador Antônio Delfino.

O atleta da natação Douglas Bemfica, 15, que participou da primeira edição do Campeonato, em Fortaleza, em 2006, levou a tocha Paraolímpica e deu início aos jogos ao acender o símbolo da paz, a pira Paraolímpica. "Fiquei muito feliz por acender a pira e por ser escolhido entre diversos atletas de Brasília. Eu tive o privilégio de participar da primeira edição do campeonato e espero que a segunda também seja o mesmo sucesso", relata Douglas.

Douglas vai competir no 50 metros Borboleta, 100 costa, 100 peito, 100 livre e medley. Suas provas serão entre esta terça-feira (23) e sexta-feira (26), no Centro Interescolar de Educação Física (Cetef/906 Sul) que também reunirá as provas de atletismo. "O meu incentivo em competir é que se eu conquistar um ótimo resultado vou poder ingressar no Bolsa-Atleta. Por tanto, outros jovens têm o mesmo estímulo para se dedicar ao esporte", diz o nadador.

Para o campeão Parapan-americano, Cláudio Irineu, os jogos são uma oportunidade para os alunos de todo o país. "É a realização de um sonho participar de um evento desta magnitude, pois o esporte é a maior chave para agregar os futuros talentos. Eu não esperava que existisse uma competição desta grandiosidade na categoria escolar, porque sempre foi sofrido para a gente treinar e participar das competições", conta Irineu.

Para o coordenador da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Salvador Perrela, que representou o órgão na cerimônia de abertura, os jogos são os primeiros passos para a formação dos futuros atletas paraolímpicos. "Os jogos são importantes para a preparação dos futuros do esporte. Nosso objetivo é aumentar o número de atletas de alto rendimento. Assim, pretendemos formar os nossos futuros campeões das Paraolimpíadas", diz Salvador.

A cerimônia também contou com a participação do secretário de Esporte do Distrito Federal, Agnaldo de Jesus, do diretor de Programa da Secretaria Executo do Ministério do Esporte Antonio Apolinário e da coordenadora geral de Esporte Escolar e de Identidade Cultural do Ministério do Esporte, Marly Licassali.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS