Paradesporto | Da redação/com Dourados News | 24/02/2014 10h49

Atletas paralímpicos douradenses conquistam índices e dez ouros em MG

Compartilhe:

Dourados (MS) - Após embarcar em Dourados em ônibus fretado na tarde da última quinta-feira, 20, com destino a Uberlândia, Minas Gerais, a delegação douradense do projeto Dourados Paralímpico, que é mantido pela Prefeitura Municipal por meio da Funed (Fundação de Esporte de Dourados) conquistou na cidade mineira dez medalhas de ouro; sete de prata e cinco de bronze, além de alguns índices para as etapas nacionais que serão realizadas em agosto e setembro em São Paulo e em novembro em Fortaleza, no Ceará.

A delegação, sob o comando do profissional em educação física Antônio Pietramale, o “Toninho”, participou em Uberlândia da Etapa Regional do Circuito Caixa Paralímpico de Atletismo, que contou com cerca de 700 paratletas dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, Acre e Rondônia inscritos nas modalidades de atletismo, natação e halterofilismo.

A competição, de acordo com Toninho, também serviu para observações para os atletas que brigam por vagas na seleção brasileira.

Toninho é coordenador do projeto Dourados Paralímpico e disse que este ano o CPB (Confederação Paralímpico Brasileiro) elevou os índices, o que para ele dificultaria ainda mais a desempenho dos atletas, no entanto, ele estava confiante, pois no ano anterior quatro dos seus atletas conseguiram os índices em nove provas.

Toninho Pietramale ressaltou a importância do apoio que a FUNED e a Secretária Estadual de Educação vem dando para os paralímpicos. “Quero agradecer o apoio recebido da prefeitura de nossa cidade por meio da FUNED e também da Secretaria Estadual de Educação nas parcerias do nosso projeto, pois temos muitas competições importantes este ano, tanto a nível nacional como internacional”, disse ele.

Vale lembrar que os atletas do projeto Dourados Paralímpico tem nove dos 20 alunos pré-credenciados para receberem a bolsa-atleta, sendo três na nacional e as demais na categoria escolar. O pré-requisito para receberem as bolsas, segundo Toninho, é que os atletas devem estar entre os três melhores do Brasil em suas categorias.

Os atletas

Para Uberlândia embarcaram os seguintes atletas paralímpicos: Anderson Carlos dos Santos, deficiente físico andante; Carlos Rafael Zago, deficiente físico cadeirante; Gabriel Martins dos Reis, deficiente físico cadeirante; Guilherme Henrique da Silva Pinzan, atleta deficiente físico andante; Igor Miranda de Souza, atleta deficiente com visual baixa; Jonatan Silva Ferreira, atleta deficiente físico andante; Paulo Henrique Andrade dos Reis, atleta deficiente visual baixa visão; Pedro Elias Barros Tenório, deficiente físico cadeirante; Renan Olazar dos Santos, atleta deficiente físico cadeirante; Adrielly Vilhalva Casco, atleta deficiente andante; Ana Paula Rodrigues de Souza, atleta deficiente físico andante; Taíse Zimmermann, deficiente físico andante.

Também embarcaram para Uberlândia, as colaboradoras Maria de Fátima Toledo e Cléia Soares da Motta, mães de alunos, além de Rosimira Conrado da Silva de Sá que atuou como auxiliar.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS