Paradesporto | O Estado | 01/02/2008 17h02

Atletas do futebol de 7 se preparam para as Paraolimpíadas

Compartilhe:

Paradesporto

Campo Grande (MS) - Os atletas de Campo Grande do futebol de 7 para paralisados cerebrais (PC) se apresentam para a Seleção Brasileira no próximo dia 20, para exames médicos e primeiros treinamentos no Tio de Janeiro(RJ). Eles já iniciaram a preparação para à Paraolimpíada de Pequim, que acontece em agosto deste ano. Na capital, estão sete atletas que compõem o elenco que deve ser a base da equipe que vai representar o Brasil nos jogos Para-Olimpícos.

Em Campo Grande, o Centro Arco-Íris de Reabilitação Alternativa (Caira), e o Centro de Educação Multidisciplinar ao Portador de Deficiência Física (Cemdef) treinaram os atletas do futebol de 7 para o PC. No ano passado, o Caira foi Campeão Brasileiro na categoria. Os atletas de ambos os times ganharam a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos e ficaram em quarto lugar no Mundial, realizado em novembro no país, dm que eram os favoritos.

A derrota para o Irã na semifinal do Mundial (5 a 4) ressoa até hoje sobre os atletas. SEgundo o técnico do Caira, José Renato Ferreira, a derrosta foi uma lição proveitosa e lebou o time a começar a treinar cedo para a Paraolimpíada. "O Grupo não rendeu o que se esperava. Percebemos que faltou o preparo físico, por isso, estamos fazendo uma pré-temporada maior", diz.

Muito Treino - A preparação começou no último dia 3, e os atletas treinam duas horas por dia. Depois do carnaval, devem começar a fazer academia. O meia Renato Lima de 27 anos, que joga há 11 anos pela Seleção Brasileira, afirma que a quarta colocação no Mundial serviu de aprendizado para a equipe se preparar para Pequim. "É o nosso maior objetivo. Na Grécia em 2004 ficamos em segundo, estamos nos dedicando para trazer essa medalha", diz.

Pelo Caira, treinam 14 jogadores, dos quais cinco estão garantidos na Seleção. São eles: Renato Lima, Fábio Ferreira, Luciano Rocha, Pedro Gonçalves e Fermiano Queiroz.

O técnico de futebol do Cemdef, Dolvair Castelli, treina 14 atletas duas horas por dia, sendo que três fazem parte da Seleção, Jean Rodrigues, Gilberto Ferreira de Moraes e Flávio Dino Pereira. "Serão quatro etapas de treinamento com 30 dias cada para a Paraolimpíada. Os atletas estão preparados e se apresentam com totais condições no dia 20".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS