Paradesporto | UOL | 01/09/2008 23h44

Antonio Tenório vai ser o porta-bandeira do Brasil em Pequim

Compartilhe:

Pequim (China) - O tricampeão paraolímpico de judô, Antonio Tenório, foi escolhido pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro para conduzir a bandeira brasileira na cerimônia de abertura das Paraolimpíadas de Pequim-2008, que acontece às 5h (horário de Brasília) do dia 6 de setembro.

A menos de uma semana do início das Paraolimpíadas, o judoca treina em Pequim para encarar a sua quarta participação na competição. \"É um sonho que começa a se realizar quando a gente pisa aqui na China. O sonho vai ser maior ainda quando eu ouvir o meu nome sendo chamado\", disse Tenório, que tem sua estréia marcada para o dia 9 de setembro.

Tenório é um dos atletas brasileiros com mais participações em Jogos Olímpicos. A trajetória começou em 1996, nos Jogos de Atlanta. Competindo na categoria B1 (cego total) até 86 kg, o judoca trouxe a primeira medalha para o Brasil da categoria. Quatro anos mais tarde, voltou a conquistar a medalha de ouro, agora na categoria
até 90 kg.

Em Atenas-2004, o brasileiro voltou a mudar de categoria e passou a competir com atletas até 100 kg. A mudança não afetou em nada o desempenho de Tenório, que sagrou-se tricampeão paraolímpico. Além do tricampeonato, ele é campeão paulista meio-pesado do judô convencional.

O atleta é deficiente visual desde criança, quando tomou uma bolada no rosto e perdeu a visão do olho direito. Anos mais tarde, uma infecção tirou a visão do olho esquerdo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS