Pan-americano | UOL | 25/07/2007 10h19

Vibrante, Brasil bate Cuba e se classifica para as semifinais

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Desta vez não teve vaias ao técnico Bernardinho ou ao levantador Bruninho. As faixas de apoio ao ex-capitão Ricardinho quase não foram vistas no meio da multidão verde-amarela que lotou o Maracanãzinho. E o Brasil, de maneira vibrante, aproveitou o bom clima no ginásio para derrotar Cuba por 3 sets a 0 (25-23, 25-20 e 25-20) e se classificar para as semifinais do torneio masculino de vôlei dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Se na estréia contra o Canadá, na noite de segunda, o time jogou um pouco apático, nesta terça a equipe mostrou em quadra a vibração que caracteriza o grupo campeão olímpico, mundial e da Liga.

A torcida também contribuiu. Na apresentação do elenco, o técnico Bernardinho foi aplaudido. Quando o levantador Bruninho entrou em quadra na inversão 5-1, também teve o nome gritado. Contra o Canadá, os dois chegaram a ser vaiados por causa do corte de Ricardinho às vésperas do Pan.

"Foi emocionante poder entrar em quadra e a torcida gritar o meu nome. Eu me arrepiei. Foi muito importante a torcida ter apoiado o tempo inteiro", disse Bruninho.

"Entramos mais alegres e felizes. Ontem (segunda-feira) estávamos meio tensos por causa da estréia. Hoje jogamos muito bem", completou o ponta Dante.

No jogo, o time mostrou muito mais disposição o que na estréia. Um exemplo foi o terceiro ponto do Brasil na partida, um ace de Giba, comemorado como se fosse a conquista do título.

Essa vibração foi importante para que o Brasil superasse o domínio de Cuba no início do confronto. Aproveitando um fraquejo do passe brasileiro, o time cubano abusou dos bloqueios e abriu cinco pontos de vantagem (10-5).

Quando o passe se acertou, brilhou a estrela do oposto André Nascimento. Foi ele o responsável por marcar os dois últimos pontos da seleção na parcial, fechada em 25-23.

No segundo set, Cuba só conseguiu equilibrar as ações até o primeiro tempo técnico. Mas uma seqüência de aces do Brasil, com Dante, Gustavo e Giba, fez com que a seleção fizesse 25-20 sem maiores percalços.

O terceiro set seguiu roteiro parecido. Cuba não teve fôlego para segurar o Brasil. A seleção fechou a parcial em 25-20, com um ataque de Gustavo, e ganhou o jogo por 3 a 0.

"Foi um bom teste para a gente. Os cubanos entraram firmes no saque. Tivemos um pouco de dificuldade, mas com tranqüilidade conseguimos superar", analisou o oposto André Nascimento, segundo maior pontuador do Brasil na partida, com 11 pontos, quatro a menos que o ponta Giba.

O time ganhou até elogios do técnico Bernardinho. "Hoje a equipe demonstrou aquilo que tem feito nos últimos sete anos: correr atrás de todas as bolas. É gratificante."

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS