Pan-americano | UOL | 15/06/2007 02h04

Tocha do Pan completa 10 dias de viagem nesta sexta-feira

Compartilhe:

Natal (RN) - Depois de passar por João Pessoa, capital paraibana, a tocha pan-americana segue seu destino para completar dez dias de viagem, nesta sexta-feira. A próxima parada é o arquipélago de Fernando de Noronha, onde a chama deve chegar cedo, por volta das 6h30 da manhã.

O arquipélago, que passou por um apagão de dois dias, conseguiu reestabelecer a energia e espantar o clima de tensão às vesperas da chegada da tocha.

Com tudo em ordem, a tocha será recebida pelo administrador local, Romeu Baptista, além de outras autoridades. Depois da chegada, 19 condutores atravessarão 21 km com o símbolo do Pan, passando pelas praias e vilas da cidade. Um deles é o jogador de vôlei Douglas Cordeiro, criado na ilha.

A passagem por Fernando de Noronha, porém, será rápida. Por volta do meio-dia a Tocha desembarca no aeroporto Augusto Severo, na capital do Rio Grande do Norte, Natal. Autoridades locais também deverão estar presentes na chegada da chama pan-americana.

Lá, o trajeto a ser percorrido será de 30 km. Um dos primeiros locais a ser visitado, e também de onde começará o revezamento, é a primeira construção da cidade: o Forte dos Reis Magos.

Durante três horas e meia, os 60 condutores passarão com a tocha pelos principais pontos de Natal. Alguns condutores prometem chamar a atenção, como Maria Magnólia, veterana do atletismo, que competiu nas Olimpíadas de Seul, em 88; Atlanta, em 96; e Atenas, em 2004.

Outro que deve atrair olhares é Clodoaldo Francisco Silva, nadador paraolímpico com seis medalhas de ouro, quatro de prata e quatro recordes mundiais. Clodoaldo deve encerrar o revezamento e acender a Pira Pan-Americana, em Natal.

Ele, que disputará o Parapan se mostrou animado com a idéia de encerrar o revezamento: "Voltarei para o Rio de Janeiro contando a hora de chegar a minha competição e poder disputar medalhas para o Brasil", comentou o nadador.

A tocha passará a noite em Natal e no sábado segue para Fortaleza, no Ceará.

Faltam 13 dias para a tocha passar por Campo Grande (MS).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS