Pan-americano | GE.net | 24/07/2007 12h41

Seleção planeja "presente dourado" para Janeth e Barbosa

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - A disputa da medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos do Rio pela seleção brasileira feminina de basquete nesta terça-feira, a partir das 15h30, contra o vencedor do jogo desta segunda entre Estados Unidos e Canadá, marca duas despedidas na equipe. A ala Janeth Arcain e o técnico Antonio Carlos Barbosa defendem a seleção pela última vez e as companheiras de equipe prometem o máximo de empenho para que a dupla leve uma recordação dourada na última atuação.

"A despedida para Janeth é o ouro", afirma a pivô Kelly, que atua com a ala na seleção desde 1998. Para a pivô, a jogadora já está deixando saudades, assim como o treinador Antônio Carlos Barbosa, que soma 21 anos de trabalho na seleção.

Foi sob o comando dele, que Kelly estreou na equipe, disputando a Copa América. "O Barbosa sempre confiou muito no meu trabalho", diz agradecida. "Queremos presentear Janeth e Barbosa com o ouro".

Oficialmente, não há nada programado de especial para marcar a saída da dupla do grupo. Mas Kelly afirma que já tentou conversar com o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Grego Bozikis, para que se fizesse algo neste sentido.

Sob o comando de Barbosa, a seleção conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 e o quarto lugar em Atenas-2004. O time também foi sete vezes campeão sul-americano e duas vezes medalha de bronze em Jogos Pan-americanos (Caracas-83 e Santo Domingo-2003).

Criticado por muitos por seu estilo, Barbosa garante não se arrepender de nada que fez no comando da seleção e está determinado em marcar sua despedida com mais um título. "Não podemos ter medo de vencer. Todo técnico foge desta responsabilidade por receio de ser cobrado. Mas ninguém pode passar o desejo de vitória sem ter um espírito vencedor".

Janeth carrega em seu currículo na seleção um título mundial (Austrália-94), uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta-96, o bronze em Sydney-2000 e a quarta colocação em Atenas-2004. Em Pan-americanos, foi prata em Indianápolis-87 e ouro em Havana-91.

"Não sei como vou me sentir, mas visualizo uma sensação boa", resume a jogadora sobre sua despedida após 20 anos com a seleção.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS