Pan-americano | Com Correio do Estado | 07/01/2007 16h47

Segurança do Pan aumenta e se torna prioridade brasileira

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Catorze mil agentes de segurança, 600 câmeras espalhadas pela cidade, 27 aeronaves e pelo menos um policial de cada um dos 41 países visitantes serão utilizados para garantir a segurança do Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007, contra três ameaças principais: violência no trânsito, organizações criminosas e terrorismo internacional, disse um dos responsáveis pelo projeto.

Diante de seu maior desafio de segurança de um evento desde a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, conhecida como Eco-92, a cidade terá um orçamento de R$ 385 milhões para tentar garantir a paz dos 700 mil turistas esperados para julho, incluindo os 5,5 mil competidores.

A preocupação com a segurança aumentou após a onda de violência registrada na cidade, no dia 28 de dezembro, que deixou 19 mortos e provocou mais medo entre a população, mas, por ora, não acarretou nenhuma mudança no plano original.

A participação de agentes da Força Nacional de Segurança, que já estava prevista para o evento, deve ser antecipada, conforme pedido do governador Sérgio Cabral (PMDB). O plano original previa a atuação dos 7 mil homens disponíveis na Força Nacional durante os jogos.

A promessa é de policiamento integrado e discreto, porém presente desde o desembarque das delegações no País. A precaução tem sido a palavra de ordem da equipe comandada pelo Gabinete de Gestão Integrada do Pan, que garante estar pronta para lidar com as mais variadas ameaças, desde o sequestro de autoridades até turistas assaltados nas ruas.

Integração - Para minimizar o temor diário causado pelas constantes ações das organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas, a Secretaria Nacional de Segurança Pública já vem realizando trabalhos de integração de jovens com o evento em diversas favelas, incluindo a Cidade de Deus, que fica muito próxima da Vila Pan-Americana e do Complexo Esportivo do Autódromo.

Nesse sentido, o coordenador das ações de segurança do Pan afirma que também já foi iniciado um trabalho de reintegração familiar com as centenas de pessoas que moram nas ruas da cidade. Durante os jogos, câmeras estarão posicionadas em pontos estratégicos da cidade, incluindo todas as instalações esportivas, transmitindo imagens a um centro principal de operação, cujo local é mantido em sigilo.

Também receberão atenção especial os principais pontos turísticos da cidade, como Cristo Redentor e Pão de Açúcar. A seis meses da abertura do torneio, em 13 de julho, o trabalho mais intenso dos responsáveis pelo projeto tem sido a análise de risco individual dos 41 países visitantes, com destaque para os Estados Unidos, alvo de manifestações políticas ao redor do mundo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS