Pan-americano | Da Redação/Com Record MS | 10/10/2011 14h22

Quatro sul-mato-grossenses disputam Jogos Pan-Americanos no México a partir de sexta-feira

Compartilhe:

Guadalajara, México - Mato Grosso do Sul enviou quatro atletas para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. Os atletas do Estado estão no judô, na natação e na equitação. Confira abaixo um pouco de cada um dos sul-mato-grossenses.

Natação

O douradense Lucas da Cruz Kanieski, de 21 anos, começou a nadar com 5 anos e aos 8 já competia. Conquistou a medalha de ouro nos 800 metros livre e prata nos 400 e 1500 metros livre nos jogos Sul-Americanos de Medellín, Colômbia, em 2010. Ele cursa o quarto semestre de Administração e pretende cursas Engenharia Civil.

Também na natação está Leonardo Gomes de Deus, 20 anos. Por conta da natação o campo-grandense já morou em Belém (PA), Brasília (DF), Belo Horizonte e São Paulo (SP). Ele conquistou o ouro nos Jogos de Medellín nas categorias 200 metros costas, nos 200 metros borboleta.

Foi campeão da Copa do Mundo de Natação do Rio do Janeiro em 2010 nos 200 metros borboleta. Em Medellín ele chamou a atenção ao superar o companheiro de Seleção Brasileira, o nadador Thiago Pereira, maior medalhista pan-americano em uma só edição dos Jogos.

Judô

Rafael Carlos da Silva, de 24 anos, é natural de Campo Grande e compete na categoria pesado, com mais de 100 kg, e uma das promessas da nova geração do judô brasileiro. Ele foi campeão da Copa do Mundo em Budapeste, Hungria, em 2011; vice-campeão pan-americano no ano passado e ouro nos Jogos Sul-Americanos de Medellín, Colômbia, em 2010.

Apesar do tamanho imponente, é um dos judocas mais pacatos da seleção. Nas horas livres passa o tempo ouvindo música, de preferência heavy metal, vendo lutas de MMA e jogando videogame.

Hipismo

Rogério da Silva Clementino, 30 anos, é o primeiro atleta negro da historia da categoria no Brasil e nasceu em Ivinhema. Ele foi bronze em equipe nos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007 e tri-campeão brasileiro sênior em 2006, 2007 e 2010.

Aos 18 anos, saiu do Estado e se mudou para São Paulo. Teve contato com o adestramento no haras do empresário José Vítor Oliva. Controlar a ansiedade é um desafio nas competições. Nos Jogos Pan americanos, montará Sargento do Top. Nas horas vagas, gosta de jogar futebol

Os Jogos Pan-Americanos Guadalajara terão um total de 5.996 atletas, representando os 42 países da Américas, filiados à Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana).

A Rede Record transmitirá os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara com exclusividade para a televisão aberta, ao lado da Record News. O R7 terá transmissões ao vivo das competições e uma cobertura completa dos eventos. A emissora também mostrará a Olimpíada de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet.

A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro-2016.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS