Pan-americano | UOL | 12/06/2007 20h21

Organização quer um clima de Réveillon na abertura do Pan

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Já o ingresso para a cerimônia de abertura do Pan vai ter a sugestão: favor vestir branco. "Seria fantástico se todo o público usasse branco na abertura. E o Brasil já tem essa tradição no Réveillon. É um detalhe que deixaria muito bonita a festa", afirma o norte-americano Scott Givens.

Ao lado do coreógrafo Bryn Walters, o produtor executivo da cerimônia, Scott Givens, deu entrevista coletiva nesta terça sobre a abertura dos Jogos no dia 13 de julho. Mas poucos segredos da festa foram revelados.

Em nome do sigilo, Givens foi genérico e evitou detalhes. Nesse mesmo clima, o primeiro ensaio aberto dos bailarinos na noite de terça no Maracanã pouco mostrou da cerimônia.

"Em grandes eventos, como as aberturas olímpicas, o desafio é manter a surpresa. No Pan, vamos fazer exatamente assim. São poucas as pessoas que conhecem a coreografia inteira. E a equipe que conhece esse segredo fez um juramento para mantê-lo", declarou o produtor.

Nem mesmo os dançarinos voluntários sabem exatemente do que estão participando. No total, 7.000 farão parte da festa, mas os ensaios são segmentados.

Os bailarinos foram divididos em 18 alas de 500 pessoas que ensaiam juntos, sem contato com as demais. Na terça, foi mostrada um trecho que representará detalhes da civilização brasileira. "O Brasil tem muitos artistas maravilhosos. A nossa função é colocar todo mundo junto no Maracanã e unir artistas com as belezas naturais que estamos representando", afirmou Givens.

Cada fração fará 15 ensaios -mais intensos a partir de 26 de junho quando não acontecerão mais partidas de futebol no estádio. Givens está trabalhando no Maracanã desde o dia 1º de junho, em ensaios de cerca de três horas. Esse treinamento, porém, começou em maio no Sambódromo.

"No grupo de bailarinos, estão voluntários com características diversificadas, a grande maioria é do Rio de Janeiro, mas também contamos com os que vieram de São Paulo, da Bahia e de Parintins, no Amazonas", comentou o coreógrafo Walters. No total, serão 25 coreógrafos, incluindo os brasileiros que assinam segmentos do show, como Renato Vieira, Carlota Portela e Lola Gabriel; e mais dois norte-americanos (Doug Jack, diretor de coreografia de massa, e o próprio Bryn Walters).

Na demonstração pública, o gramado do Maracanã estava cheio de cones, papéis e numerações para orientar os performers da cerimônia, que está prevista para durar 2h40, incluindo o desfile das delegações estrangeiras.

Como outros serviços da organização do Pan, a empresa responsável pelas festas de abertura e fechamento foi contratada sem licitação pública, concorrência exigida quando está envolvido dinheiro público.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS