Pan-americano | GE.Net | 28/07/2007 22h05

No salto triplo, Jadel Gregório garante novo ouro brasileiro

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - O brasileiro Jadel Gregório confirmou o seu favoritismo e venceu a prova do salto triplo masculino dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Recordista sul-americano e líder do ranking na temporada, ele levou a medalha de ouro depois de saltar 17,27m na melhor das suas seis tentativas, na noite deste sábado. O outro brasileiro que disputou a prova, Jefferson Sabino, ficou em quarto.

Desde o início, Jadel dominou a prova. Logo no seu primeiro salto, ele foi aos 17,04m e assumiu a primeira colocação. Na segunda tentativa, para festa da torcida, ele foi ainda melhor e atingiu os 17,27m. Ao final dos três primeiros saltos, os resultados não mudaram. E os oito melhores foram para a final.

Na última série de saltos, os cubanos resolveram aparecer. Osniel Tosca saltou 16,92m e saltou para a segunda colocação. O compatriota Yoandris Betanzos veio a seguir e pulou 16,90m. Com isso, Jefferson Sabino, que foi segundo colocado durante a maior parte do tempo, caiu para a quarta colocação. Ele ainda tentou reverter a situação no seu último salto, foi aos 16,76m, mas acabou fora do pódio. Sua melhor marca foi de 16,81m.

Já com a medalha de ouro garantida, Jadel Gregório foi para o seu último salto para tentar ultrapassar os 17,27m, mas não conseguiu. Depois foi só dar a volta olímpica e comemorar com a torcida.

Com o triunfo, o atletismo brasileiro simplesmente dobrou neste sábado o número de triunfos obtidos no Pan do Rio até então. Antes deste dia chuvoso, o país subira ao lugar mais alto do pódio em quatro oportunidades: 1.500m rasos feminino (Juliana Santos) e masculino (Hudson de Souza), salto com vara feminino (Fabiana Murer) e salto em distância feminino (Maurren Higa Maggi).

Apenas neste sábado, o Brasil comemorou o ouro com Jadel, Sabine Heitling (3.000m com obstáculos), Fábio Gomes da Silva (salto com vara) e no revezamento 4x100m rasos masculino. As três vitórias dos homens também evitaram a quebra de uma escrita. Desde Havana-1991, o Brasil sempre obteve, pelo menos, quatro ouros no atletismo masculino nas edições do Pan. Até este sábado, o país tinha apenas um triunfo.

De quebra, outra marca notável ficou por conta do empate novamente entre salto triplo e 1.500m rasos, ambos masculino, como a prova mais vitoriosa do Brasil no Pan. Neste sábado, Jadel deu o ouro pela sexta vez ao salto triplo. Adhemar Ferreira da Silva foi tricampeão (1951, 1955 e 1959) e João do Pulo foi bicampeão (1975 e 1979). Além dos dois eventos do atletismo, apenas a classe Snipe da vela, que também foi campeã neste sábado, tem seis ouros de brasileiros na história do Pan.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS