Pan-americano | Da redação | 03/07/2007 16h52

Natural de Tacuru, Rogério Clementino disputa o Pan 2007

Compartilhe:

Pan

Campo Grande (MS) - O sul-mato-grossense Rogério Clementino será o primeiro atleta negro a integrar uma equipe de hispismo no Brasil. Ele estará no Pan na equipe de Adestramento, juntamente com o carioca Jorge Ferreira da Rocha.

Ao contrário dos outros integrantes da equipe, para Rogério o hipismo é mais que um simples esporte. Ele faz disso o seu sustento. É uma profissão. Há muitos anos, Rogério adestra cavalos e teve o trabalho reconhecido por alguns atletas que o levaram às competições. Deu certo.

Atualmente, ele mora em Araçoiaba da Serra, no interior paulista, mas é natural da pequena cidade sul-mato-grossense de Tacuru. Aos 25 anos, ele afirma ter tido uma infância difícil e pobre, sendo que nunca havia passado por sua mente representar seu país em uma competição internacional, como os Jogos Pan-americanos.

Equitador da Coudelaria Ilha Verde, de Araçoiaba da Serra (SP), o cavaleiro vem construindo brilhante carreira nas pistas. Sul-matogrossense, Rogério diz que praticamente nasceu em cima de um cavalo. Já trabalhou como peão, mas a grande oportunidade de poder praticar e se dedicar aos esportes eqüestres só aconteceu há cinco anos quando foi trabalhar no haras de Victor Oliva. O empresário paulista apostou no potencial do cavaleiro e ofereceu toda a infra-estrutura necessária para transformá-lo num atleta de ponta. Roger correspondeu com vitórias - foi campeão brasileiro em 2006 com Navarro e vice em 2005 com Nilo V.O.

"Ele é um cavaleiro muito bom, talentoso, que não teve uma base focada na competição, mas tem mostrado grandes progressos", elogia o técnico Eric Lette.

Com informações do blog Panorama, de Carlos Eduardo Eboli e JB Online.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS