Pan-americano | Com Correio do Estado | 07/01/2007 16h23

Natação aposta em novos talentos para conquistas no Pan

Compartilhe:

Depois de uma Olimpíada marcada pela transição de gerações e sem conquista de medalhas, os novos rostos da natação brasileira se preparam para consolidar seus nomes nos Jogos Pan-Americanos. A responsabilidade de Thiago Pereira, Kaio Marcio, Flávia Delaroli, Joanna Maranhão e companhia será grande, já que a natação foi o esporte que mais conquistou medalhas no Pan de Santo Domingo, em 2003: foram 21, contra 16 do atletismo.

Além disso, em 2004, a natação do Brasil ficou sem medalhas pela primeira vez em uma Olimpíada desde os Jogos de Seul, em 1988. Desde então, perdeu nomes de expressão como Gustavo Borges e Rogério Romero, que decidiram se aposentar após Atenas. "Estamos nos preparando há muito tempo porque entendemos que o Pan do Rio é o evento mais importante da história da natação brasileira, mais importante do que Olimpíada e Mundial, até porque a primeira obrigação será a satisfação ao povo brasileiro", disse o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes.

Os nadadores brasileiros terão ainda pela frente mais duas seletivas para o Pan: o Mundial, em março, e o Troféu Brasil, em maio. Antes disso não poderá ser definida a equipe, nem mesmo os técnicos que irão ao Pan.

Preparação - Segundo Ricardo de Moura, superintendente-técnico de natação da CBDA e responsável pelo projeto do Pan, os atletas passaram por avaliações médicas em todos os grandes torneios que disputaram e serão reavaliados em fevereiro de 2007. Além disso, os atletas podem solicitar o apoio de um biomecânico, um fisiatra, um médico esportivo e um psicólogo.

Para Alberto Pinto da Silva, um dos treinadores das equipes que foram aos Jogos de Atenas e ao Pan de Santo Domingo, o trabalho do conjunto já é uma realidade. Entre os destaques da natação em 2005 e 2006, Kaio Marcio quebrou o recorde mundial dos 50 metros borboleta em piscina curta e foi campeão mundial em piscina curta nos 100 metros borboleta; Thiago Pereira foi campeão mundial em piscina curta nos 200 metros medley; e Cesar Cielo fez no Troféu Brasil 22s32 nos 50 metros livre, superando a marca anterior do campeonato. Entre as mulheres, Flávia Delaroli e Rebeca Gusmão foram finalistas no Mundial em piscina curta.

Consciente das cobranças que deverá enfrentar no Pan, Thiago garante que amadureceu bastante desde Atenas. Nos Jogos de 2004, Thiago, então com 18 anos e considerado uma grande revelação, ficou fora da final dos 400 metros medley depois de vomitar várias vezes devido ao nervosismo da estréia.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS