Pan-americano | Globo.com | 14/03/2007 13h00

Ministro Orlando Silva Jr. quer Pessoa e Leandrinho no Pan

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - A possibilidade de o Brasil não contar com nomes importantes do esporte nacional nos Jogos Pan-Americanos fez com que o ministro dos Esportes, Orlando Silva Jr., decidisse intervir. Ele quer que as confederações esportivas cheguem a um acordo com atletas e entidades que estariam dificultando a presença de nomes como Rodrigo Pessoa e Doda (hipismo) e Leandrinho (basquete) no evento.

Para o ministro, a ausência de atletas de nível mundial prejudicaria muito o Brasil em um momento de investimentos maciços no esporte, especialmente ícones como Rodrigo Pessoa (campeão olímpico em Atenas 2004) e Leandrinho Barbosa (destaque da NBA na atualidade).

"Conversei na última segunda-feira com o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, e manifestei a minha preocupação com a ausência de um atleta emblemático como o Rodrigo Pessoa dos Jogos Pan-Americanos. Na minha opinião, todos os esforços devem ser feitos para que os grandes nomes, seja ele ou sejam outros, estejam presentes", explica.

Para o ministro, os critérios de convocação para o Pan devem fazer com que os melhores atletas tenham condições de participar.

"Soube que as regras de disputa para o hipismo haviam sido modificadas, e isso não me parece correto. Se os melhores atletas competem no exterior, eles não podem ser penalizados por isso. Os critérios deveriam prever esse tipo de situação, e não o inverso, que faz com que os melhores fiquem fora. Conversei com o COB sobre o assunto, e acredito que se chegará a um entendimento", diz.

Outro tema que irritou Orlando Silva Jr. foi a notícia de que a Confederação Brasileira de Basquete não contaria com o armador Leandrinho por conta dos problemas com o pagamento de seguro para algumas jogadoras no Mundial Feminino, disputado em 2006, em São Paulo, que teriam assustado a equipe do brasileiro na NBA, o Phoenix Suns.

"Conversei com o presidente Bozikis e pedi que fossem encontrados mecanismos para que as equipes nas quais os nossos principais atletas atuam saibam que há todo o interesse do Brasil em contar com estes atletas, e que tudo será feito de forma correta e transparente, sem surpresas. Erros e problemas do passado não podem ser empecilho para o Brasil contar com seus atletas mais brilhantes no maior evento esportivo da história do país", diz o ministro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS