Pan-americano | Da redação | 06/02/2007 12h17

Lula diz que o Pan será "vestibular" para Copa e Olimpíada

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro dos Esportes Orlando Silva e o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) inauguraram na manhã desta terça-feira o Centro Operacional de Tecnologia dos Jogos Pan-Americanos de 2007. No evento, Lula disse que o Pan será uma espécie de "vestibular" para o País continuar sonhando com a Copa do Mundo de 2014 e, até, pleitear ser sede de uma Olimpíada.

A unidade inaugurada vai monitorar todas as competições, gerenciando cronometragens e resultados dos jogos. O centro também terá o controle dos esquemas de transporte, alimentação, compras de ingressos e boletins médicos.

O sistema será integrado ao banco de dados de órgãos de segurança, como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o Ministério da Justiça.

De acordo com o Ministério do Esporte, a instalação da infra-estrutura tecnológica chegará ao valor de RS 112,9 milhões. O Governo Federal investirá ao todo R$ 1,5 bilhão nos Jogos Pan-Americanos.

Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o evento servirá de vestibular para outras competições que o Brasil pode receber, dentre elas a Copa do Mundo.

"Todos sabem que o Brasil pleiteia uma Copa do Mundo, Olimpíada. Mas para nós termos acesso é preciso termos clareza que o Pan será um aval, uma espécie de fundo investidor, um vestibular", explicou Lula, durante evento no Centro de Tecnologia do Comitê Organizador do Pan 2007.

"A responsabilidade é decisiva para a imagem que o Brasil quer mostrar, sendo um país capaz de receber eventos esportivos deste porte", completou o presidente.

"Na minha cabeça, o Brasil só será credenciado se a gente conseguir sair do Pan mostrando competência. Mostrando que sabemos preparar, organizar. Isso será relatado pelos atletas, pela imprensa mundial que estará aqui, pelos especialistas", apostou Lula, que ainda ressaltou a responsabilidade de todos no Pan.

"A responsabilidade de todos, governo do Rio de Janeiro, Governo Federal, é total e absoluta. Nós não podemos brincar em serviço. Temos que prezar a qualidade, a seriedade. Temos compromisso. Eu já tinha dito que o Governo Federal não medirá esforços para o Pan ser de ótima qualidade. Queremos fazer o melhor Pan da história", encerrou o presidente da República.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS