Pan-americano | UOL | 25/07/2007 16h35

Lucélia Ribeiro conquistou o tricampeonato pan-americano

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - A brasileira Lucélia Ribeiro se tornou, nesta quarta-feira, a maior campeã pan-americana em uma categoria individual do esporte brasileiro. Ela conquistou a medalha de ouro na categoria acima de 60 kg e conquistou o tricampeonato Pan-Americano.

Lucélia venceu a colombiana Ana Escandon por 2 a 1. No meio do combate, a brasileira, que já tinha vencido a colombiana, foi atendida pelos médicos e só marcou o segundo ponto, da vitória, a 11 segundos do final.

Não foi, porém, a primeira vitória de Lucélia sobre Escandon. Isso porque ela já havia derrotado a adversária na primeira fase do torneio, quando venceu três dos três confrontos disputados. Classificada para a semifinal, Lucélia Ribeiro conseguiu derrotar a cubana Yaneya Gutierrez por 1 a 0.

Outros dois ouros - A estréia de Lucélia no Pan foi em 1999, na edição de Winnipeg. Com apenas 21 anos, ela tinha acabado de sair da seleção juvenil, quando se classificou para o Pan. Sua primeira participação não poderia ser melhor. Ela terminou com a vitória ao derrotar a dominicana Acevedo Fernández. "Foi mágico, não tinha muita noção do que aquela competição significaria para a minha carreira, mas a partir daí o Pan passou a ser um dos meus principais objetivos".

Em 2003, na edição de Santo Domingo, a atleta voltou para ser colocada à prova. Passou no teste ao vencer uma prova com teores dramáticos. Pouco tempo antes da competição, Lucélia descobriu que estava com o ligamento de um joelho rompido. Mesmo assim decidiu competir o Pan. E foi perfeita. Assim, de forma invicta, ela ganhou a categoria acima de 58 kg dos Jogos de Santo Domingo e se tornou a primeira atleta do Brasil a ser bicampeã pan-americana.

A derrotada da vez foi a peruana Molly Sanchez, que perdeu na prorrogação, após empate de 1 a 1 no tempo regulamentar. "Tive que superar muita dor e chorei muito no pódio", contou. O motivo, porém não eram as dores, mas o fato de não ter desistido.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS