Pan-americano | GE.net | 04/04/2007 16h18

Já classificados, atletas dormem com Pan do Rio na cabeça

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Longe de todas estas turbulências, quem já tem sua presença assegurada comemora a oportunidade de fazer um trabalho mais específico. É o caso dos seis classificados para o triatlo (três homens e três mulheres), cuja vaga foi obtida por ranqueamento em novembro de 2006.

"Com certeza dá para fazer um planejamento melhor e isto dá muita diferença porque você pode focar no Pan direto", destaca a olímpica Carla Moreno. A definição da equipe com esta antecedência acabou sendo uma vantagem importante para a triatleta que, no início deste ano, teve de se submeter a uma cirurgia emergencial de apêndice.

Caso o processo de seleção ainda estivesse em andamento, Carla poderia ter sido prejudicada. Ela ficou 60 dias sem poder competir, período no qual perdeu duas competições nacionais e algumas etapas pré-olímpicas. Apesar disso, Carla garante que o contratempo não vai prejudicar sua preparação para os Jogos no Rio. "Não trabalho com esta hipótese. Estou me sentindo bem e quero obter o melhor resultado".

Tão adiantada quanto o triatlo está a vela, que definiu seu grupo em fevereiro. "A vantagem é que agora não há mais pressão pela vaga", sintetiza o experiente Lars Grael, responsável pela área técnica e esportiva da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM). Com isso, muitos velejadores puderam se voltar para outros objetivos mais imediatos. Foi o caso de Maurício Santa Cruz, que defendeu com sucesso seu título mundial na J/24 em março, no México, e de Robert Scheidt, que retomou o trabalho na classe Star de olho na vaga olímpica para Pequim-2008.

Mas quem tem o Pan como grande oportunidade da temporada não quer saber de desviar o foco. No squash, o líder do ranking nacional Rafael Alarcon já definiu seu desafio: desbancar o Canadá da primeira posição no pódio. Vice por equipe em Santo Domingo, ele diz que "este é o ano".

Tendo a equipe canadense como adversário a ser batido, o Brasil promete investir pesado na preparação do grupo na reta final para os Jogos. Em reunião realizada terça-feira, no Rio de Janeiro, a comissão técnica decidiu focar o trabalho nos meses de maio e junho. Até lá, os seis convocados seguem os treinos normais em seus clubes.

De acordo com o técnico Mário de Oliveira, a equipe disputa pelo menos três competições antes do Pan e em junho faz um "treinamento de luxo" com adversários de primeira linha. "Vamos trazer dois grandes jogadores para treinar em São Paulo", promete Oliveira. "São atletas que estão entre os 20 melhores do mundo, mas que não são da Pan-américa: um egípcio e um inglês. Serão sparrings de luxo", comemora confiante que os 60 dias de treinos serão suficientes para afinar o grupo. "É um tempo bom para a preparação porque os atletas já estão treinando individualmente e o dinheiro do COB vai permitir fazer um upgrade nos treinamentos quando juntarmos a equipe".

Participando da comissão técnica desde o Pan de Mar del Plata/95, Oliveira ressalta o fato de a Confederação contar pela primeira vez com uma verba estável para a preparação da equipe. A reunião de terça foi feita justamente para concluir o planejamento que será apresentado ao COB até o final desta semana. "Quando eles aprovarem, vamos receber o repasse da verba", acrescenta o treinador. Como não é um esporte olímpico, a Confederação Brasileira de Squash deve receber cerca de R$ 100 mil oriundos da Lei Agnelo-Piva para concluir seu trabalho para os Jogos.

Além da vinda dos jogadores estrangeiros para os treinos no Brasil, o dinheiro também viabilizará a contratação de um preparador físico para a equipe. O escolhido foi Edu Faria, que já trabalhou com a equipe de tênis da Copa Davis. "Ele já trabalha com os números 1 do masculino e feminino e agora vamos negociar um pacote para, a partir de abril, ele trabalhar com todo o time".

Confira os atletas já classificados para o Pan:

Badminton
Guilherme Kumasaka
Lucas Araújo
Guilherme Pardo
Paulo Scala
Fabiana Silva
Mariana Arimori
Paula Beatriz Pereira
Thayse Cruz
 
Boliche
Fábio Rezende
Rodrigo Hermes
Jacqueline Costa
Roseli Santos 

Canoagem
Bruna Gama
Naiane Pereira
Daniela Alvarez
Ariela Pinto

Caratê
Valeria Kumizaki
Dafani Figueiredo
Lucelia Ribeiro
Douglas Brose
Carlos Lourenço
Vinicius Silva
Caio Duprat
Nelson Sardemberg
Juarez Santos
Ciclismo Luciano Pagliarini

Esqui aquático
Juliana Negrão (esqui)
Marcelo Girardi (wakeboard)

Lutas
Renato Migliaccio
Felipe Macedo
Marcelo Gomes "Zulu"
Luis Fernandes
Rodrigo Artilheiro
Vinicius Pedrosa
Raoni Barcelos
Renato Roma
Adrian Jaoude
Antoine Jaoude
Diego Rodrigues
Joice Silva
Rosangela Conceição

Pentatlo moderno
Daniel Santos
Wagner Romão
Yane Marques
Larissa Lellys

Squash
Karen Redfern
Thaisa Serafini
Mariana Pontalti
Rafael Alarcon
Luciano Barbosa*
Ronivaldo Conceição*
Vinicius Costa*
* um será o reserva

Tênis de Mesa
Hugo Hoyama
Lígia Silva

Tiro esportivo
Simone Cezar da Rocha
Janice Gil Teixeira
Daniele Carraro
Cristina Badaró Baptista
Cecília Frej
Renata Castro
Ana Luiza Mello
Rachel Maria de Castro Silveira
Renato Araújo Portela
Wilson Zocolote
Rodrigo Bastos
Roberto Schmits
Carlos Costa
Filipe Fuzaro
Luiz Carlos Graça
Fernando Cardoso Jr
Emerson Duarte
Vladimir da Silveira
Stenio Akira Yamamoto
Luiz Bork
Samuel Leandro Lopes
Fábio de Jesus Coelho
Aliseu Faria
Júlio Almeida 

Trampolim
Giovana Matheu

Triatlo
Mariana Ohata
Carla Moreno
Sandra Soldan
Juraci Moreira
Antônio Marcos da Silva
Virgílio de Castilho

Vela
Adriana Kostiw
Patricia Castro
Robert Scheidt
Ricardo Winicki
Maurício Santa Cruz
João Carlos Jordão
Daniel Santiago
Alexandre Saldanha
Bernardo Arndt
Bruno Reis
Cláudio Biekarck
Gunnar Ficker
Marcelo Batista
Bernardo Low-beer
Alexandre Paradeda
Pedro Tinoco

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS