Pan-americano | Com UOL | 21/06/2007 13h25

Indignados, ciclistas acusam a CBC e ameaçam ir à Justiça

Compartilhe:

São Paulo (SP) - Depois do hipismo, o ciclismo também deve ter sua convocação para o Pan contestada na Justiça. Entre os adeptos da bicicleta, os critérios usados nas seletivas também são o alvo da reclamação, mas porque não foram respeitados. Três ciclistas insatisfeitos cobram o cumprimento dos mesmos na definição da lista dos atletas que vão ao Rio de Janeiro.

Competidores do ciclismo de pista, Vanderlei Gonçalves, Wanderley Gonzales e Robson Batista Vieira brigam para saber por que não figuram na relação dos escolhidos para o Pan. Eles reúnem diversos argumentos para contestar a convocação e prometem ir à Justiça esportiva para cobrar os tempos oficiais de todos os atletas nas duas seletivas realizadas nas últimas semanas.

Sob a direção do técnico Adir Romeo, foram realizadas duas seletivas de pista em Curitiba: a primeira de 1º a 5 de abril e a segunda, de 30 de abril a 5 de maio. Segundo programa divulgado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), a seleção de pista seria montada com base nos dois eventos (que tinham índice estabelecido) e definida após o Pan-Americano da Venezuela, realizado no fim de maio.

Gonçalves, Gonzales e Vieira alegam que fizeram os melhores tempos nas duas seletivas de Curitiba na prova de velocidade olímpica (o "revezamento" do ciclismo), eleita a prioridade da equipe de pista e que, na teoria, reúne as melhores chances de medalha. Tais tempos, que segundo Gonzales eram ditos em voz alta por Adir Romeo durante as provas, estão em poder do técnico e não foram divulgados.

"Um dia antes da primeira seletiva, no congresso técnico do dia 31 de março, o Adir disse que os tempos das duas seletivas sairiam no site da CBC para deixar tudo claro e evitar problemas futuros. Até hoje esses tempos não foram divulgados", diz Gonzales, que já acionou um advogado e pretende recorrer às vias legais. "Amanhã [esta quinta-feira] vamos ao advogado para tomar as primeiras providências."

Mas a polêmica não termina aí. Um dos três preteridos, Gonçalves afirma que recebeu ligação de Adir Romeo sendo avisado que estava na lista do Pan no início de junho. "Ele me convocou, mas não me deixou falar isso nem para minha equipe e ameaçou de me tirar da seleção se eu avisasse alguém", acusa o ciclista.

Gonçalves descumpriu a "ordem" e contou para sua equipe (São José dos Campos) por motivos de calendário. "Cerca de uma semana depois [no dia 11 de junho] foi divulgada a convocação e meu nome não estava lá. Anteontem [segunda-feira] consegui falar com o Adir após uma semana tentando. Ele disse que me convocou e que a confederação mudou a lista. Já a confederação afirma o contrário"

Responsável pelo departamento administrativo da CBC, Marco Antonio Barbosa, após afirmar desconhecer o assunto oficialmente, comentou a polêmica e responsabilizou Adir Romeo por todas as decisões relativas à convocação. "A confederação deu ao técnico autonomia e respaldo para fazer o trabalho dele. Foi ele quem fez toda a avaliação e a escolha dos atletas, então só ele pode responder", disse o dirigente.

Outro fator questionado pelos três ciclistas é a presença de Davi Romeo, filho do técnico Adir, entre os convocados. "Ele não tem sequer um título brasileiro e não foi o atleta mais rápido nas seletivas. No Pan da Venezuela quem competiu na velocidade olímpica fomos nós três, que já tínhamos feito os melhores tempos nas seletivas", argumenta Gonzales.

Segundo o ciclista, Adir Romeo havia decidido que a competição realizada em Valencia, na Venezuela, seria utilizada como observação, mas não teria o mesmo status das seletivas. Ainda assim, foram os três preteridos que competiram na velocidade olímpica. Na velocidade individual, Robson Vieira e Vanderlei Gonçalves ficaram à frente de Marcos Vinícius Alcântara, chamado para o Pan do Rio ao lado de Davi Romeo e Fernando Firmino, que não fizeram essas provas.

Em Curitiba treinando a seleção de pista, Adir Romeo foi procurado pela reportagem do UOL Esporte desde o início da semana em seu telefone celular e não respondeu nenhuma ligação. Entre os convocados encontra-se o sul-mato-grossense Magno Prado Nazaret, que venceu a última Volta Ciclística de São Paulo em abril.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS