Pan-americano | Com UOL | 25/06/2007 00h14

Filha de Chico Mendes carrega tocha do Pan em Rio Branco

Compartilhe:

Rio Branco (AC) - Elenira Mendes, filha do líder sindical e ambientalista Chico Mendes, iniciou o revezamento da tocha pan-americana em sua passagem pelo Acre, na capital Rio Branco. A cidade foi o 25º ponto das 51 escalas da tocha pelo Brasil.

Ela percorreu os 400 metros iniciais do trajeto de 24 km pelos principais pontos históricos e turísticos da cidade a partir da Usina de Arte João Donato. Na saída, ela passou por um corredor formado por 200 integrantes da Liga das Quadrilhas de Festas Juninas, todos vestidos em trajes típicos.

Presidente do Instituto Chico Mendes e coordenadora da Fundação Chico Mendes, em Xapuri, Elenira desfilou muito feliz.

"É uma emoção muito grande representar a história de lutas do meu pai ao longo de tanto tempo pelo desenvolvimento do Acre. Foi muito importante também presenciar a homenagem que foi feita a ele, por tudo que representou não só para o Acre, mas também para todo o país", disse ao final do desfile.

Chico Mendes, que lutou em defesa da preservação da floresta amazônica e de uma reforma agrária em benefício dos seringueiros, foi morto na porta de sua casa no dia 22 de dezembro de 1988, quando sua filha tinha quatro anos.

Faltam apenas 4 dias para a Tocha do Pan passar por Campo Grande (MS).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS