Pan-americano | GE.Net | 14/07/2007 19h51

Em disputa emocionante, Poliana é prata. Sutton leva ouro.

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - O Brasil já pode comemorar a sua primeira medalha nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. A brasileira Poliana Okimoto não conseguiu confirmar seu favoritismo, mas terminou na segunda colocação das maratonas aquáticas em uma disputa emocionante com a norte-americana Chloe Sutton, de 15 anos, que acabou com o ouro da competição.

A diferença entre as duas foi de apenas oito décimos. Sutton foi a primeira com 2h13min47s6, enquanto Poliana completou o percurso em 2h13min48s4. Por causa da chegada equilibrada, houve até análise do resultado por parte dos árbitros. O pódio foi completado pela canadense Tanya Kunks 2h13min50s5.

Esta é a segunda oportunidade em que a adolescente norte-americana vence Poliana. No Grande Prix de Sevilha deste ano, ela havia ficado na segunda colocação, 1s à frente da brasileira, terceira colocada. A outra representante do país, Ana Marcela Cunha, de somente 15 anos, terminou na sétima posição (2h17min12s2).

O resultado de Sutton entra para a história por ter sido a primeira vencedora das maratonas aquáticas em Pan-americanos. A modalidade faz a sua estréia no quadro de esportes dos Jogos e, em 2008, irá também debutar nos Jogos Olímpicos, na disputa em Pequim.

Com o ouro, a norte-americana confirma também a grande ascensão no esporte em menos de quatro meses. Em março deste ano, ela havia disputado o Mundial de Esportes Aquáticos, na cidade australiana de Melbourne, e ficando na 28ª colocação, com exatas 2h15. Nesta prova, Poliana havia ficado no oitavo posto, com 2h04min09s1 - a melhor nadadora do continente americano na prova.

Em Melbourne, aliás, Keller havia obtido o nono lugar, a apenas 0,9s de Okimoto. Ana Marcela, com 2h13min17s6, terminou na 26ª colocação.

A maratona - A prova começou equilibrada e nenhuma nadadora conseguia se desgarrar do pelotão. Apenas após o primeiro quilômetro percorrido que Chloen Sutton passou a liderar o percurso, com pouco mais de um corpo de vantagem sobre as demais adversárias.

Minutos depois, o primeiro pelotão começou a se dissolver. Antes formado por dez nadadoras, o bloco passou a contar com Poliana, Sutton e a também norte-americana Kalyn Keller. Ana Marcela aparecia logo atrás, na quarta colocação.

O panorama se manteve no final da primeira volta, e a jovem norte-americana se manteve à frente após o contorno da bóia, com Poliana a seu encalço e da compatriota Keller.

A ligeira vantagem de Sutton ficou maior a partir da segunda metade da prova. Ela disparou na liderança, abrindo mais de um corpo em relação à brasileira. Poliana chegou a cair para a terceira colocação, sendo superada por Keller, mas logo retomou o segundo posto e seguiu a busca pela fundista de 15 anos.

A menos de 200m do final, Poliana imprimiu um ritmo fortíssimo e emparelhou com a norte-americana. As duas se revezavam na primeira colocação, enquanto Keller tentava manter contato com o grupo.

Nos instantes decisivos, porém, Sutton abriu uma vantagem muito pequena, mas suficiente para conseguir a medalha de ouro da prova. Enquanto isso, a canadense Tanya Kunks reagia e superava Keller. Na batida de mão, Kunks confirmou o bronze.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS