Pan-americano | GE.net | 22/06/2007 11h38

Doping de douradense Magno Nazaret deve gerar polêmica

Compartilhe:

São Paulo (SP) - O primeiro caso de doping brasileiro nos Jogos Pan-americanos ainda promete gerar muita polêmica. O ciclista Magno Nazaret, natural de Dourados (MS), foi suspenso da disputa de pista por ter testado positivo para sibutramina durante a Volta de São Paulo, competição onde se sagrou campeão. E a primeira suspeita da origem do doping está recaindo sobre um suplemento alimentar fornecido pela equipe do atleta, a Scott/Marcondes César/Fadenp de São José dos Campos.

A Gazeta Esportiva.Net apurou que este suplemento é o CLA, proibido pelo Ministério da Saúde por não provar benefícios ou ausência de riscos ao consumidor. Trata-se do mesmo problema que culminou com a suspensão por 120 dias do atacante Alex Alves, do Juventude, no mês passado.

A justificativa do clube gaúcho é que a sibutramina, substância considerada doping por ser um moderador de apetite, não pertencia à formulação original do CLA, tendo sido adulterado pelo laboratório IntegralMédica Suplementos Alimentares.

"Eu liguei hoje (quinta-feira) para a empresa que fornecia este suplemento e descobri que ela foi fechada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", comentou o técnico do São José, José Carlos Monteiro, o Carlinhos. Ele, porém, não quis falar o nome da empresa, pois ainda não tinha comprovado a sua suspeita.

Vale lembrar, porém, que a IntegralMédica, com sede em Osasco, foi interditada no último dia 18 de junho justamente por conta dos fortes indícios de adulteração e uso de sibutramina em suplementos alimentares. A ação, que ocorreu com base em amostra de produtos, reuniu fiscais da Anvisa e das vigilâncias do Estado de São Paulo e do município.

"Na verdade, este suplemento nem ajudava no rendimento. Pelo contrário, até atrapalhava", alega Carlinhos. O volante Júlio César, também do Juventude, está suspenso preventivamente por ter feito uso do um spray sublingual ISG-1, do mesmo laboratório.

Confiança em Magno - Carlinhos declarou sua total crença na inocência de Nazaret, que no ano passado foi absolvido após ter apresentado suspeita de doping antes do Mundial da Áustria, onde disputaria a categoria sub-23. A contraprova mostrou resultados normais e ele escapou de uma suspensão.

"Em 2006, o Magno também teve uma suspeita de doping e ela não prevaleceu. O atleta é inocente até que se prove o contrário. Nosso contrato com ele é muito rigoroso quanto a doping e eu tenho a convicção de que ele não fez nada de ilegal, pois é um atleta super competente", comentou.

De acordo com ele, o atleta está treinando em Campos do Jordão e, assim como o treinador, ficou sabendo do caso pela imprensa. "Conversei com o Magno e está duplamente abatido. Ele falou: 'Será que eu vou passar por tudo isso de novo?'", contou o técnico.

Nazaret agora deverá ser julgado pelo tribunal da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), mas ainda não há data para isso acontecer.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS