Esporte Ágil - COI avaliará relatório do TCU sobre o Pan-americano no Rio
Pan-americano | Gazeta Esportiva.Net | 01/10/2008 18h23

COI avaliará relatório do TCU sobre o Pan-americano no Rio

Compartilhe:

Genebra (Suíça) - Apesar de dizer que o relatório do Tribunal de Contas da União sobre os Jogos Pan-americanos não irá prejudicar a candidatura do Rio de Janeiro às Olimpíadas de 2016, Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional, admitiu que o parecer sobre gastos excessivos na competição de 2007 será avaliado pela missão que vai decidir se a cidade tem ou não condições de receber o principal evento do esporte mundial.

"A rigor, o pedido do TCU não afeteria a candidatura do Rio, mas certamente vamos ver de todas as maneiras esse ponto", comentou Rogge, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo. "Não achamos que exista qualquer problema em verificar contas e todo governo faz isso. É algo normal, mas estamos enviando uma comissão de avaliação ao Rio de Janeiro e esse assunto será discutido", emendou.

Divulgado na semana passada, o relatório do TCU criticou diversas falhas na organização do Pan, que resultaram em um gasto excessivo por parte do governo. Em contrapartida, na avaliação do ministro-relator Marcos Vinicios Vilaça, a infra-estrutura carioca não se beneficiou do evento. Um ponto do documento que chama a atenção diz respeito aos gastos com a hospedagem dos atletas na Vila Pan-americana, que pelos cálculos do TCU custou 1.137,00/dia, valor superior a alguns dos melhores hotéis da cidade.

Por conta desse e de outros problemas, Vilaça pedia maiores esclarecimentos do Ministério do Esporte em 30 dias. Já os patrocinadores Caixa Econômica Federal, Correios e Petrobras terão 15 dias para fazer o mesmo.

Finalista na disputa pela sede olímpica pela primeira vez, o Rio de Janeiro passou para a decisão com uma nota baixa (6,5). A cidade concorre conta Tóquio (Japão), Chicago (Estados Unidos) e Madri (Espanha). A decisão final será revelada em 02 de outubro de 2009.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS