Pan-americano | GE.net | 23/07/2007 16h38

Brasil estréia no Pan com vitória 'magra' sobre a Guatemala

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Uma das modalidades mais esperadas pela torcida verde e amarela nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, o futsal brasileiro começou a sua trajetória na competição com vitória, mas com uma apresentação aquém do esperado. Nesta segunda-feira, a equipe nacional bateu a Guatemala por 'apenas' 4 a 1, muito abaixo dos 29 a 2 conseguidos no último confronto entre os dois times.

Os gols da equipe nacional foram marcados por Ciço, Valdin, Marquinho (no primeiro tempo) e Falcão (no segundo). O tento guatemalteco, por sua vez, saiu dos pés do goleiro Carlos Merida, na metade do primeiro tempo.

O resultado positivo fez com que o Brasil assumisse a primeira colocação do grupo A da competição. O time anfitrião igualou os três pontos do Paraguai, mas assumiu a ponta da chave por ter melhor saldo de gols do que os guaranis (3 a 1), que venceram Cuba por 2 a 1 na partida preliminar.

O próximo compromisso da seleção está marcado para as 10h15 (de Brasília) desta terça-feira, contra os cubanos. Na partida preliminar, com início previsto para as 8h15, a Guatemala tenta se recuperar do revés para os brasileiros encarando o Paraguai.

O jogo: Principal favorito para ficar com o ouro do Rio-2007 e apoiado pelo apoio da torcida, o Brasil tomou iniciativa ofensiva desde o começo da partida. A seleção conseguiu criar boas chances, nos momentos iniciais da disputa, mas só conseguiu marcar o primeiro gol aos cinco minutos - justamente quando PC Oliveira colocou o ala Falcão em quadra. Em sua primeira jogada no Pan, o melhor jogador de futsal do mundo fez jogada pela direita e rolou na entrada da área para o fixo Ciço, que apenas empurrou para o gol.

Com muito mais volume de jogo, o segundo tento verde e amarelo não demorou a sair. Aos nove minutos, o ala Gabriel fez jogada pelo meio e rolou para Valdin, que pegou de primeira e chutou forte no alto, sem chances de defesa para o goleiro Carlos Merida.

A Guatemala ensaiou uma reação dois minutos depois com um gol de goleiro. Após receber da esquerda, Merida bateu rasteiro e a bola passou por baixo do goleiro Rogério. Mesmo assim, o time nacional não se abateu e respondeu na jogada seguinte. Após cobrança de escanteio, Lenísio honrou a posição de pivô e rolou para trás, encontrando Marquinho. O ala camisa 11 chutou e ainda contou com o desvio do guatemalteco Eduardo Estrada para enganar o arqueiro adversário e morrer nas redes.

A equipe verde e amarela ainda teve algumas chances de ampliar o marcador antes do final do primeiro tempo. No entanto, a time esbarrava no ferrolho defensivo da Guatemala, que ainda contava com a boa atuação de Merida sob o travessão, e na falta de pontaria dos jogadores na hora de concluir as jogadas.

No segundo tempo, os brasileiros mantiveram a superioridade ofensiva, mas novamente o gol demorou um pouco para sair, e apenas depois de dez minutos de seguidas tentativas que a torcida brasileira teve a chance de comemorar. Em uma de suas jogadas características, Falcão gingou para cima do fixo Marlon Noj, cortou para o meio e bateu forte, anotando seu primeiro tento no Pan.

Nos minutos seguintes, o Brasil se manteve no ataque. No entanto, não conseguiu transformar em gol o domínio que teve e ficou com a vitória por 'apenas' três gols de diferença.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS