Pan-americano | GE.net | 16/07/2007 18h15

Abaladas, brasileiras ficam sem o pódio no individual geral

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Na disputa para ver quem é a ginasta mais completa dos Jogos Pan-americanos do Rio, a norte-americana Shawn Johnson levou a melhor. Nesta segunda-feira, ela venceu a disputa na Arena Olímpica do Rio com 61.725 pontos. Os Estados Unidos dominaram o pódio com Rebecca Bross em segundo (61.050) e Ivana Hong na terceira colocação (59.375).

O Brasil teve três representantes na competição: Jade Barbosa, Daniele Hypólito e Khiuani Dias, que entrou na competição na vaga de Laís Souza, poupada pela comissão técnica. Jade obteve a melhor colocação, terminando em quarto com 59,325 pontos. Ela chegou a liderar a classificação no início da última rotação, mas acabou sendo bastante prejudicada por sua performance nas paralelas, em que recebeu 13,675. Daniele ficou logo depois com 57,300 e Khiuani em nono com 55.625.

As brasileiras entraram abaladas pela notícia que a companheira Daiane dos Santos não iria participar das finais por aparelhos na terça-feira. Mais experiente do grupo, Daniele foi a mais estável em suas apresentações concluindo todos os aparelhos sem falhas.

Estreantes, Jade e Khiuani tiveram problemas em algumas rotações. A ginasta paranaense, de apenas 15 anos, começou a disputa sofrendo uma queda em sua apresentação no solo.

Jade, que abriu a participação na trave, também caiu logo na entrada e ainda teve um desequilíbrio na saída. Nas paralelas, uma nova queda custou pontos importantes e fez a ginasta chorar. Abraçada pelo técnico Oleg Ostapenko, ela recebeu o carinho da torcida.

Segunda colocada geral na etapa classificatória, ela também não conseguiu repetir a boa atuação no solo, aparelho no qual havia sido a primeira colocada no sábado. Na final, ela pisou uma vez fora do tablado.

A ginasta teve ainda problema em sua pontuação no salto. A arbitragem calculou sua apresentação com apenas duas piruetas, quando seriam duas e meia, o que levou a comissão técnica brasileira a pedir a retificação.

Apesar de fora da disputa, Daiane compareceu na Arena para apoiar as amigas. No início da competição, ela ficou escondida da imprensa, mas durante o exercício de paralelas, ela entrou na área de competição e ajudou as companheiras a preparar o aparelho. Pendurada em uma das barras, Daiane recebeu muitos aplausos do público.

Se as brasileiras enfrentaram problemas, as norte-americanas deram um show em suas performances. A adolescente Johnson mostrou porque é a atual campeã nacional no individual geral, destacando-se principalmente na trave, em que recebeu nota 16,175.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS