Orientação | Da redação | 20/09/2005 13h51

Orientação de MS é filiada hoje à Confederação Brasileira

Compartilhe:

Orientação

A FOMS (Federação de Orientação de Mato Grosso do Sul) recebeu um comunicado hoje, da Confederação Brasileira de Orientação, informando que a federação do nosso estado é a mais nova filiada da confederação. Com a filiação da FOMS a instituição CBO passa a ter nove Federações estaduais e já apresenta-se como uma grande confederação esportiva.

A constituição da FOMS, de acordo com a lei, coloca o desporto Orientação como modalidade esportiva oficial no Estado do Mato Grosso do Sul.

A Orientação consiste na prática de caminhada/corrida, em meio a um terreno desconhecido, utilizando mapas topográficos, bússola e pontos de referência (previamente definidos). Durante a caminhada/corrida, as pessoas têm que ir encontrando os postos de controle (PC), definidos em uma sequência também pré-determinada. Para praticar é necessário ter noções mínimas de leitura de carta topográfica, para interpretar e definir os melhores caminhos existentes para se deslocar de um PC para outro (analisando o relevo e outros obstáculos naturais). Sua prática cresceu juntamente com o crescimento das corrida de aventura. Os percursos podem ser classificados desde muito complexo (normalmente quando é realizado dentro de mata fechada, ou em local com pouca visão do horizonte) até pouco complexo (quando é realizado em campos e locais abertos que possibilitam maior visão).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS