Orientação | Da redação | 23/07/2007 17h58

Inscrições para o Campeonato de Orientação vão até quarta

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - As inscrições para a 2ª etapa do IX Campeonato Brasileiro de Orientação encerram nesta quarta-feira (25/07).

Para quem não sabe, a Orientação é um esporte praticado ao ar livre, em contato com a natureza, que permite aprender técnicas para se locomover com segurança em locais desconhecidos. Os atletas usam um mapa com informações detalhadas por onde o competidor deve passar, e uma bússola para encontrar os pontos no terreno que foram mapeados.

O percurso de orientação é formado por um ponto de partida, um ponto de chegada (que pode ser o mesmo ou não) e uma série de pontos intermediários numerados por onde o orientador terá que passar seguindo a seqüência determinada no mapa.

No mapa, o ponto de partida é representado por um triângulo e os demais pontos representados por círculos em vermelho. Os círculos são elementos ou lugares que devem ser encontrados, como por exemplo, uma ponte, uma árvore especial ou até mesmo um formigueiro, os pontos são definidos pela organização.

No terreno os pontos de controle são identificados por bandeirolas. Para demonstrar que o orientador passou no ponto de controle ele deve picar o cartão de controle com o picotador que estiver na bandeirola. Cada picotador faz uma furação diferente para marcar cada competidor. Ganha a competição quem completar as provas em menos tempo.

Para participar desta modalidade esportiva é necessário ter espírito de aventura muita determinação. Recomenda-se usar roupas leves para poder ter liberdade de movimentos, mas em lugares com matas, é melhor usar uma calça larga, uma camiseta e tênis confortável.

Esse esporte pode ser praticado por homens e mulheres, e para quem nunca participou, nas primeiras caminhadas esteja acompanhado por alguém com mais experiência.

A competição será realizada nos período de 17 a 19 de agosto. As inscrições custam R$25 reais para menores de 16 anos e R$35 reais para maiores de 16 anos.

O evento é organizado pela Federação de Orientação de Mato Grosso do Sul (FOMS), e o  Centro de Orientação e Desporto de Aventura de Campo Grande.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS