Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 16/08/2008 16h06

Ricardo e Emanuel quase caem, mas viram e estão nas quartas

Compartilhe:

Pequim (China) - Uma bola no chão em quatro tentativas. Foi exatamente isso o que faltou para que Ricardo e Emanuel, favoritos à medalha de ouro no vôlei de praia, não fossem eliminados das Olimpíadas de Pequim. Atuais campeões olímpicos, os brasileiros salvaram nada menos que quatro match points contra os russos Barsuk e Kolodinskiy antes de conseguir a virada e se classificar para as quartas-de-final.

Em um duelo dramático, Ricardo e Emanuel mostraram força nos momentos decisivos para vencer por 2 sets a 1, parciais de 18/21, 25/23 e 15/12. Falhando muito no ataque, Ricardo se redimiu quando, com 20 a 18 desfavoráveis no segundo set, conseguiu três bloqueios consecutivos e virou o jogo. Os brasileiros, porém, não conseguiram fechar e etapa na sequência e tiveram que salvar novo match point, até que o baiano atacou na diagonal para encerrar a etapa.

O tie-break não foi menos emocionante, com as duas duplas trocando pontos, mas sempre com os europeus em vantagem. A diferença chegou aos 10 a 08, mas uma largada de Ricardo e um erro de Kolodinskiy proporcionaram o empate. No lance seguinte, os russos tocaram a rede e os representantes brasileiros viraram. Dois bloqueios de Ricardo na sequência e a dupla fez 13 a 10, vantagem suficiente para fechar o jogo e garantir sua vaga na próxima fase.

O ponto decisivo veio através de um ataque de Emanuel, que comemorou muito com o parceiro após a bola cair no chão. Aos russos, ficou o consolo de terem dado muito trabalho para a dupla campeã do Circuito Mundial nos últimos cinco anos.

O bom desempenho da dupla russa nas oitavas não deixa de surpreender, visto que eles passaram para o mata-mata apenas com a terceira colocação no grupo D, o mesmo da outra dupla brasileira na disputa, Márcio e Fábio Luiz. No confronto contra os representantes nacionais, porém, eles haviam mostrado qualidade e deram sufoco nos campeões mundiais de 2005.

Mas no primeiro set daquele jogo, Kolodinskiy e Barsuk mostraram o mesmo erro que se revelou mortal neste sábado: a incapacidade de virar bolas decisivas. Vencedor da etapa de Klagenfurt (Suíça) e vice em Barcelona este ano ao lado do companheiro, Barsuk falhou feio ao não conseguir tirar a bola do paredão de Ricardo em nenhum das três tentativas que ele. Pagou com a eliminação no torneio e a consequente volta para casa.

A dificuldade dos brasileiros no duelo se deu muito em conta da boa atuação de Kolodinskiy, que se mostrou muito habilidoso para converter ataques com força. Por sua vez, Ricardo tinha um desempenho abaixo do normal na hora de fazer os pontos e terá que melhorar este aspecto para não tomar sufoco na próxima fase.

Na busca por um lugar na semifinal, Ricardo e Emanuel encaram os norte-americanos Gibb/Rosenthal, que passaram por Herrera e Mesa por 2 sets a 0, parciais de 26/24 e 21/17. Outra dupla brasileira na disputa, Márcio Araújo e Fábio Luiz, encara nas quartas os austríacos Gosch e Horst, que passaram pelos letões Samoilovs/Plavins por 21/17 a 21/18.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS