Olimpíadas | Globo.com | 19/08/2008 11h52

Renata e Talita perdem para americanas e brigam pelo bronze

Compartilhe:

Pequim

Pequim (China) - Mais uma dupla brasileira deu adeus às chances de lutar pelo ouro diante das americanas Walsh e May. Nervosas, Renata e Talita cometeram muitos erros e foram vencidas com facilidade pelas atuais campeãs olímpicas por 2 a 0, parciais de 21/12 e 21/14, em apenas 39 minutos de confronto.

Agora, as brasileiras enfrentam Xue e Zhang Xi na disputa pelo bronze, que será realizada na quarta-feira, às 22h (de Brasília). As chinesas foram derrotadas na outra semifinal após um jogo duríssimo contra as compatriotas Jian Tia e Wang, que enfrentarão Walsh e May na decisão.

Com a eliminação de Ana Paula e Larissa (superadas pelas americanas nas quartas-de-final) e a derrota de Renata e Talita nas semifinais, o Brasil deixará de estar presente na decisão feminina pela primeira vez desde que o vôlei de praia passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos, em Atlanta-1996.

Nervosismo atrapalha brasileiras - Para vencer as favoritas ao ouro olímpico, Renata e Talita já sabiam: seria preciso fazer um jogo perfeito. No entanto, as brasileiras entraram em quadra tensas e cometeram falhas, facilitando a vida das rivais. Com o jogo em 9 a 3 para as americanas, a dupla verde-amarela pediu tempo. Talita alertou a companheira: "Temos que caprichar em todas as bolas".

Mas os erros das brasucas continuaram, e Walsh e May aproveitaram para aumentar a distância no placar, abrindo 15 a 6. A vitória na primeira parcial era apenas uma questão de tempo. Cada vez mais solta, a dupla dos EUA acertava tudo na partida. Renata e Talita ainda ganharam confiança após levarem a melhor em um belo rali, mas já não havia tempo para reagir. Com um pancada de May, as favoritas fecharam em 21 a 12.

Erros facilitam a vida de Walsh e May - Seria possível superar um placar tão elástico e buscar o empate? As brasileiras voltaram para a partida mostrando que sim. Com uma postura mais agressiva, saíram em vantagem e conseguiram equilibrar o confronto. No entanto, em um duelo contra as melhores do mundo, os pequenos detalhes fazem a diferença. E Renata e Talita deram dez pontos de bandeja com erros de saque e ataque, muito mais que o permitido para ter chances de bater as americanas. A diferença voltou a ficar praticamente irreversível (18 a 12). Tranqüilas, Walsh e May não tiveram dificuldades para chegar à segunda decisão olímpica. Talita sacou na rede e as americanas venceram por 21 a 14, garantindo a classificação.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS