Olimpíadas | Com Globo.com | 20/08/2008 16h47

Renata e Talita lutam pelo bronze nesta noite contra chinesas

Compartilhe:

Pequim (China) - Desde 1996, quando o vôlei de praia foi incluído entre os esportes olímpicos, as mulheres do Brasil marcam presença no pódio dos Jogos. Nesta quarta-feira, a partir de 22h (de Brasília), a carioca Renata e a sul-mato-grossense Talita lutam para que, em 2008, a história não seja diferente. A dupla disputa a medalha de bronze contra Xue e Zhang Xi, que vão contar com a força da torcida chinesa.

Um bronze que vale ouro. Esse é o pensamento das brasileiras para o duelo contra as chinesas. Derrotadas nas semifinais pelas americanas Walsh e May, atuais campeãs e favoritas ao ouro, Renata e Talita garantem que não se deixaram abater pelo resultado e estão prontas para buscar seu lugar no pódio. E lembram que, se o apoio da torcida é uma vantagem, também pode ser um problema para as adversárias. "Já vencemos essa dupla várias vezes, mas o jogo será difícil. Elas estão em casa, acredito que a pressão maior é em cima delas", diz Renata.

O retrospecto entre as duplas é equilibrado. São quatro vitórias para cada lado. No entanto, além de contar com a pressão sobre as adversárias, as brasileiras também terão uma arma a seu favor: o cansaço das chinesas. Xue e Zhang Xi correm contra o tempo para se recuperar de uma batalha de 1h14m contra as compatriotas Tian Jia e Wang pela vaga na decisão. Xue, de 19 anos, chegou a pedir atendimento médico para sair de quadra após as semifinais. Já as brasileiras não se desgastaram tanto contra as americanas e treinaram normalmente.

Favoritas, Walsh e May lutam pelo bicampeonato - Após a disputa pelo bronze, terá início a grande final dos Jogos Olímpicos 2008, à meia-noite (de Brasília). Walsh e May, dos EUA, chegam à decisão como favoritas após uma campanha irretocável no torneio olímpico. No entanto, Tian Jia e Wang já mostraram que estão motivadas: derrotaram Xue e Zhang Xi em uma virada eletrizante nas semifinais.

Curiosamente, Tian Jia e Wang foram as últimas a vencerem as americanas no Mundial. Em junho de 2007, no Grand Slam de Stavanger, na Noruega, as chinesas conquistaram sua segunda vitória contra as americanas em sete confrontos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS