Olimpíadas | Da redação | 14/01/2009 15h25

Projeto Rio 2016 é aprovado pelas federações internacionais

Compartilhe:

Brasília - As instalações esportivas propostas na candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 foram aprovadas pelas Federações Internacionais de todos os esportes. O Comitê Rio 2016 já recebeu as 26 aprovações oficiais, que farão parte do Dossiê de Candidatura, documento que será entregue ao Comitê Olímpico Internacional (COI) até o dia 12 de fevereiro.

Por exigência do COI, todas as instalações das cidades candidatas devem ser aprovadas pelas Federações Internacionais dos respectivos esportes. Os representantes das entidades elogiaram vários aspectos do projeto Rio 2016, como o conceito compacto da candidatura, a funcionalidade das instalações, o legado dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, e a beleza dos locais escolhidos para provas ao ar livre.

Os projetos para as instalações construídas para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 - Estádio João Havelange, Velódromo da Barra, Parque Aquático Maria Lenk e Arena do Rio - estão entre os aprovados. "Os documentos mostram que o Rio de Janeiro conta com instalações de nível olímpico e que o projeto Rio 2016 é consistente e atende às expectativas das Federações Internacionais. As instalações proporcionarão conforto para atletas, dirigentes e público", ressaltou o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

Além de toda a infraestrutura já existente, o Rio de Janeiro ganhará duas novas instalações. Na Barra da Tijuca, o Centro Olímpico de Treinamento será referência na formação de atletas do Brasil, da América do Sul e da África. Já o X-Park - parque de esportes radicais a ser construído em Deodoro - ajudará a disseminar a prática esportiva entre os jovens.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS