Olimpíadas | UOL | 25/08/2008 16h57

Mulheres superam homens e evitam vexame nacional na China

Compartilhe:

São Paulo (SP) - As mulheres salvaram a pele do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim. Com duas medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze, elas evitaram que o país deixasse a China com uma participação pífia no quadro de medalhas. Já os homens decepcionaram. Nenhum dos favoritos conseguiu subir ao topo do pódio.

A ala feminina, composta por 133 atletas, conquistou glórias inéditas no vôlei, atletismo, judô e taekwondo. E, pela primeira vez na história brasileira, teve um desempenho melhor que a parcela masculina da delegação, de 144 atletas.

A primeira brasileira que brilhou em Pequim foi Ketleyn Quadros. A judoca surpreendeu na categoria leve ao ganhar a medalha de bronze. Assim, com 20 anos de idade, entrou para a história do país ao se tornar a primeira brasileira a ganhar uma medalha em provas individuais nas Olimpíadas.

"Tudo aconteceu muito rápido, não sei explicar. Quando ganhei, não acreditei. Fiquei só olhando para as pessoas vendo qual a reação delas. Foi tudo fruto de um trabalho realizado por todos, não só por mim. O lance foi acreditar e não se curvar para ninguém", disse a judoca após receber a medalha de bronze.

O feito de Ketleyn foi batido dias depois por Maurren Maggi. Com um salto de 7,04 m, apenas um centímetro melhor que o da russa Tatyana Lebedeva, ela ganhou a primeira medalha de ouro de uma única brasileira em Jogos Olímpicos.

"Eu vejo que o Brasil acreditou em mim, no meu talento, minha determinação e minha força de vontade. Finalmente vamos poder ouvir o hino nacional aqui", disse a atleta, a caminho do pódio.

Antes de Maurren, o mais perto que o Brasil havia chegado ao pódio no atletismo feminino tinha sido com o quarto lugar de Aída dos Santos no salto em altura dos Jogos Olímpicos de Tóquio-1960.

Quarenta e oito anos depois, Aída dos Santos pôde enfim comemorar uma medalha na família. A filha da atleta, a meio-de-rede Valeskinha, integrou a seleção de vôlei que ganhou a medalha de ouro pela primeira vez.

O título das meninas do vôlei aconteceu depois de quatro tentativas frustradas. Nas Olimpíadas anteriores, o time caiu nas semifinais. Em Pequim, foi soberano. Venceu todos os adversários, perdendo um único set durante a competição.

O desempenho das mulheres brasileiras em Pequim aconteceu após anos de quase anonimato. A estréia feminina do Brasil em Olimpíadas aconteceu em Los Angeles-1932, com a nadadora Maria Lenk, mas apenas em Atlanta-1996 é que saíram as primeiras medalhas: ouro com Jackie Silva/Sandra Pires no vôlei de praia, prata no basquete feminino e com Mônica/Adriana Samuel no vôlei de praia, e bronze no vôlei feminino.

Em Pequim, as mulheres ganharam medalhas em um esporte até então dominado pelos homens: a vela. Isabel Swan e Fernanda Oliveira ficaram com o bronze na classe 470. Já o taekwondo garantiu sua primeira medalha olímpica com a campeã mundial Natália Falavigna.

Tamanho sucesso das mulheres fez o Comitê Olímpico Brasileiro falar que a Olimpíada de Pequim foi \'cor-de-rosa\' para o Brasil.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS