Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 22/08/2008 04h08

Márcio e Fábio Luiz não resistem após luta e ficam com a prata

Compartilhe:

Pequim (China) - Márcio e Fábio Luiz chegaram a Pequim desacreditados, mas garantiram, na madrugada desta sexta-feira, a segunda medalha de prata do Brasil. A dupla, que se classificou para as Olimpíadas na última chance, foi derrotada na decisão pelos norte-americanos Rogers e Dalhausser, por 2 sets a 1, parciais de 23/21, 17/21 e 15/4, depois de mostrarem força e conseguirem levar o jogo para o tie-break.

Ameaçados na pontuação do ranking mundial, Márcio e Fábio só carimbaram o passaporte para Pequim na última chance, a etapa de Marselha do Circuito Mundial. A parceria derrotou Pedro Solberg e Harley na semifinal, dupla com a qual brigavam pela vaga olímpica. Em Pequim, os dois conseguiram chegar à final depois de vencer os favoritos Ricardo e Emanuel, campeões em Atenas-2004, na semifinal.

A final - A partida começou muito bem para o lado brasileiro. Com dois bloqueios de Fábio, o Brasil abriu 4 a 1, vantagem que aumentou, após erro dos norte-americanos (5 a 1) e novo bloqueio nacional (6 a 1).

Mantendo o forte ritmo, os brasileiros se distanciaram ainda mais no placar, fazendo 9 a 3. Entretanto, os representantes dos Estados Unidos ensaiaram uma reação, conseguindo, inclusive, bloquear, conseguindo diminuir para 10 a 7.

Quando os norte-americanos fizeram 10 a 9, Márcio e Fábio Luiz pediram tempo para retomarem a concentração, o que não surtiu efeito, já que Rogers e Dalhausser empataram. Mesmo com o equilíbrio em quadra, o Brasil manteve-se sempre com um ponto à frente e os adversários empatando na jogada seguinte.

A soberania no placar durou até o momento em que os Estados Unidos aproveitaram um contra-ataque e fizeram 18 a 17, mas logo em seguida os brasileiros voltaram a empatar em 18. Assim, a vantagem de um ponto mudou de lado e os favoritos norte-americanos fecharam em 23 a 21.

Assim como no primeiro set, o Brasil iniciou na frente, com um bloqueio de Fábio, mas em seguida os Estados Unidos empataram. Por pouco tempo, pois em um contra-ataque bem efetuado o Brasil fez 5 a 3. Em seguida, os pontos foram mais disputados, mas a situação não se alterou, 8 a 6 para Márcio/Fábio.

Por sua vez, os norte-americanos sacaram forte e forçaram erros dos brasileiros, que permitiram a virada (9 a 8) e pediram tempo, mas os adversários mantiveram-se atentos e fizeram 11 a 9. Brilhantemente, Márcio fez dois aces seguidos e empatou em 13, colocando o Brasil novamente no jogo. Embalada, a dupla verde-amarela passou à frente com um contra-ataque (14 a 13).

Com pontos trocados, a partida seguiu equilibrada até um bloqueio de Fábio, levando o Brasil para 17 a 15. Dessa forma, com mais defesas eficientes, a equipe brasileira abriu três pontos, 18 a 15, permanecendo na liderança até os 21 a 17, levando o jogo para o tie-break.

No desempate, os brasileiros começaram mal e os Estados Unidos abriram 3 a 0. Desconcentrada, a dupla verde-amarela não aproveitou chances de contra-ataques para se recuperar. Apáticos em quadra, Márcio e Fábio não reagiram e Rogers e Dalhausser fizeram 6 a 1.

Mais três bloqueios norte-americanos e o ouro ficou cada vez mais perto do lado oposto ao brasileiro (9 a 1). neste ritmo, os Estados Unidos anularam as esperanças de os brasileiros subirem ao lugar mais alto pódio, fazendo incríveis 15 a 4.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS