Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 18/08/2008 14h56

Márcio e Fábio Luiz garantem um lugar na semifinal em Pequim

Compartilhe:

Pequim (China) - Consistentes e contando com o apoio da torcida brasileira na China, a dupla formada por Márcio e Fábio Luiz se garantiu nas semifinais das Olimpíadas de Pequim. Nesta segunda-feira, os dois derrotaram os austríacos Florian Gosch e Alexander Horst por 2 sets a 0, parciais de 22/20 e 21/17.

Apesar de não haver nenhuma rivalidade entre os países, a partida foi tensa, com as duas parcerias reclamando bastante com a arbitragem: ainda no primeiro set, por exemplo, um ataque que gerou dúvidas se caiu dentro ou fora da quadra brasileira virou motivo de discussão entre os jogadores, com o juiz tendo que passar uma bronca generalizada.

Na busca por um lugar na decisão, Márcio e Fábio Luiz vão enfrentar os compatriotas Ricardo e Emanuel, que passaram pelos norte-americanos Gibb e Rosenthal nesta segunda-feira.  

Ao contrário das partidas anteiores, Fábio não se destacou tanto no bloqueio durante as quartas-de-final. Pelo contrário: foram os europeus quem quase complicaram a vida dos brasileiros neste fundamento, com sete pontos feitos contra cinco tomados. Gosch e Horst, porém, deram muitos pontos de graça para os rivais, o que culminou em suas eliminações.

Os austríacos chegaram para o confronto na condição de zebras. Até então, a campanha dos dois em Pequim tinha apenas duas vitórias em quatro jogos. No Circuito Mundial, os dois possuem como melhor resultado a terceira colocação na etapa de Åland (Finlândia), ao passo que os brasileiros foram campeões de 11 etapas, além de term conquistado o título mundial em 2005.

Oriundos da repescagem, eles, porém, chegaram com a moral de eliminação dos letões Samoilovs e Plavins, que derrotaram os favoritos Rogers e Dalhausser na rodada de abertura dos Jogos. Márcio e Fábio, por sua vez, só perderam uma vez, para os também austríacos Doppler/Gartmayer na primeira fase.

O jogo -
Os austríacos começaram melhor, com Gosch abrindo 4 a 1 em um bloqueio em cima de Fábio. O troco, entretanto, veio logo em seguida na mesma moeda, através de Marcio: 4 a 4. Os europeus novamente ameaçaram abrir vantagem ao fazer 6 a 4, mas uma bola largada com categoria feita por Fabio deu números iguais ao placar novamente.

A virada veio na sequência, com o grandalhão Fábio, de 2,04m. A partir daí, os brasileiros conseguiram se manter bem à frente e até passaram a impressão de que haviam dominado completamente os rivais ao fazer 10 a 07. Bem na partida, os brasileiros conseguiam bonitos pontos, como uma cortada de segunda bonita efetuada por Márcio (10 a 07).

Um lance polêmico esquentou o jogo: Gosch atacou na diagonal e a bola foi para fora. Só que os austríacos não se conformaram e o juiz teve que descer na quadra para verificar a marca da bola. Alegando que Márcio havia mexido na linha, os estrangeiros se exaltaram e a arbitragem foi obrigada a advertir todos antes de dar o ponto aos brasileiros.

Com raiva, os austríacos se esforçaram e tiraram a vantagem de dois pontos que os representantes nacionais mantinham, fazendo 20 a 20. Entretanto, um ataque de Márcio e um erro de ataque de Horst ficharam a etapa em 22 a 20.

Observando o bom rendimento de Fábio no ataque, a dupla austríaca passou a sacar mais em Márcio, o obrigando a dar as cortadas. A estratégia, entretanto, pouco conseguiu equilibrar o jogo e nã demorou para que os brasileiros abrissem 10 a 06.

Ainda assim, os brasileiros se desconcentraram e, em um erro de ataque de Márcio, o placar ficou 11 a 10. A reação, no entanto, parou por aí e a dupla verde-amarela conseguiu se manter à frente, encerrando o duelo através de Fabio.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS