Olimpíadas | Da redação | 05/04/2016 10h46

Dourados receberá missão de jornalistas na passagem da Tocha Olímpica

Compartilhe:

Dourados é uma das cinco cidades brasileiras selecionadas pelo Ministério do Turismo para receber uma comitiva de jornalistas durante a passagem da Tocha Olímpica, que ocorrerá no dia 26 de junho. O resultado da seleção do "Press Trip – Destinos do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016" foi confirmado no dia 30.

Dourados concorreu com cidades do Brasil inteiro, sendo selecionada pela região Centro Oeste. As demais selecionadas foram Santarém-PA (Norte), Cabo Frio-RJ (Sudeste), Joinville-SC (Sul) e Porto Seguro-BA (Nordeste). Estas cidades receberão jornalistas e blogueiros custeados pelo Ministério do Turismo para conhecer os principais atrativos turísticos, experiências e vivências da região, durante a passagem da Tocha.

O roteiro de Dourados apresentado ao Ministério do Turismo foi elaborado pelo Núcleo de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável. De acordo com a secretária, Elizabeth Salomão, há uma série de eventos e atividades que acontecem por ocasião da celebração da Tocha Olímpica, no mês de junho.

Entre eles, a 39ª Festa Junina, uma das mais tradicionais do Estado, que acontece de 24 a 27 e o 4º Festival Gastronômico Sabores de Dourados, que começa dia 21 e segue por dois meses, até 21 de agosto.

Entre os atrativos turísticos indicados para serem visitado pelos jornalistas no dia 26 estão o Galpão das Artes Guaicurus, do mestre Cilso; a Reserva Indígena, incluindo a Vila Olímpica, mostra de artesanato e dança cultural; a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, para conhecer o projeto Sisfron; a Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola Dezidério Felippe de Oliveira e a solenidade de passagem da Tocha.

No dia 27, os jornalistas conhecerão o programa Qualifica Dourados, de qualificação de pessoas, e o Nace (Núcleo de Arte e Cultura), visitarão laboratórios de tecnologia do Senai, a Associação de Mulheres Rurais de Dourados Força Feminina, o museu e o cruzeiro da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, a Agrovargas (Associação de Agricultores Familiares de Vila Vargas e, por fim, assistirão uma apresentação musical típica da região.

Destaque nacional

O prefeito Murilo comemora a escolha de Dourados. "Isto mostra que nossa cidade está muito bem e encontrou o caminho do desenvolvimento. Nossas ações novamente chamam a atenção do Brasil inteiro. Mais uma vez temos a oportunidade de ter a nossa cidade mostrada na grande imprensa em nível nacional", diz.

O prefeito lembra que, primeiro foi selecionado como cidade celebração pelo nosso potencial e organização e agora pelo Ministério do Turismo para mostrar seu potencial turístico e cultura. "Acontecimentos como estes nos deixam felizes e indicam que Dourados está no rumo certo", acrescenta Murilo.

O objetivo do Press-Trip é estimular a mobilização dos destinos participantes da rota de revezamento da Tocha Olímpica; divulgar e promover as diversidades cultural e natural brasileiras em veículos de comunicação de abrangência nacional; incentivar as viagens nacionais; estimular a competitividade e a atratividade de destinos e produtos turísticos brasileiros; apoiar o fortalecimento da imagem e a promoção dos destinos selecionados, tendo como diferencial as ações desenvolvidas para a recepção da Tocha Olímpica; e estimular o desenvolvimento de ações inovadoras e criativas, que gerem demanda turística para os destinos.

As despesas de deslocamento e estada da comitiva dos profissionais da imprensa nacional que participarão do press trip e dos técnicos que farão a visita prévia ao município serão arcadas pelo Ministério do Turismo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS