Olimpíadas | Da Redação/Com O Estado | 11/12/2012 11h58

Delegação minimiza número baixo de medalhas nas O. Escolares

Compartilhe:
A douradense Camila Gebara elevou o nome do estado ao ser eleita a melhor atleta da competição. A douradense Camila Gebara elevou o nome do estado ao ser eleita a melhor atleta da competição. (Foto: Confederação Brasileira de Judô)

Campo Grande (MS) - Mato Grosso do Sul terminou as Olimpíadas Escolares 2012, de 15 a 17 anos, que aconteceu em Cuiabá (MT), com menos medalhas se comparado ao ano passado. A competição chegou ao fim no sábado (8) e o Estado conquistou nove medalhas: cinco de ouro, duas de prata e duas de bronze. 

Sete a menos que o total conquistado em 2011, em Curitiba (PR), quando o Estado fez a melhor campanha na história da competição e trouxe dezesseis medalhas: sete de ouro, cinco de prata e quatro de bronze.

Ubiratan Leite, chefe de delegação indicado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), declarou que MS não fez campanha pior. “Mesmo com um quadro menor que no ano passado, essa não foi ruim”. 

Para ele, este ano houve um diferencial: a convocação de Gratychewa Farias (judô), Rayane Amaral (atletismo) e a pré-convocação de Otávio Vilamaior (vôlei de areia) para integrarem a seleção brasileira que irá disputar o Festival Olímpico da Austrália em janeiro de 2013. “Essas convocações fizeram grande diferença, mesmo que não tenhamos conquistado mais medalhas”, explicou. 

Leite acrescenta que a judoca Camila Gebara foi eleita a melhor atleta do sexo feminino das Olimpíadas Escolares e receberá um prêmio no dia 18 deste mês no Rio de Janeiro.“Isso para o nosso Estado é uma grande conquista, um grande passo”, avaliou.

O destaque de 2012 foram para as modalidades individuais, com grande atenção para o judô, responsável pelas cinco conquistas de ouro e uma de bronze de Mato Grosso do Sul. Os judocas Caique Abreu, Camila Gebara, Layana Colman, Mariana Veiga e Ana Prates foram ouro em suas categorias e a medalha de bronze chegou quando as meninas do Estado ficaram com a terceira colocação no geral por equipes. 

“O judô vem se destacando cada vez mais. Temos que focar mais nessa modalidade, que está trazendo tantas vitórias, ao contrário de outras que têm investimento e não trazem resultado nenhum”, destaca Ubiratan.

A outra medalha de bronze foi conquistada pela atleta Rayane Amaral, que chegou na terceira posição na prova dos 100 metros no atletismo.

A primeira medalha de prata do Estado saiu com a mesatenista Bianca Ono na disputa individual. A segunda medalha de prata chegou com o futsal masculino. O time da Escola Tenir, de Corumbá, conseguiu acesso à segunda divisão para o ano que vem ao chegar à final deste ano. 

O pódio foi o único de Mato Grosso do Sul nas modalidades coletivas. O basquete masculino, na primeira divisão, até tentou buscar o bronze, mas acabou perdendo e ficou com o quarto lugar. As outras equipes, do futsal, do handebol e do basquete não chegaram a passar da primeira fase. 

Em Curitiba, os esportes coletivos trouxeram três medalhas. “Não foi uma péssima participação, alguns foram melhores, outros não conseguiram se classificar, não há o que explicar”, finaliza o chefe de delegação. 

Em 2013, a primeira fase das Olimpíadas Escolares, para alunos de 12 a 14 anos, acontecerá em Natal (RN), e a segunda, disputada este ano em Cuiabá, para estudantes de 15 a 17 anos será em Belém (PA).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS