Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 24/08/2008 18h44

Com nova festa no Ninho, Pequim se despede das Olimpíadas

Compartilhe:

Pequim (China) - Seguindo a tradição, a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim foi bem mais discreta que a abertura. Nem por isso, porém, os chineses deixaram de fazer uma bela festa para se despedir da 26ª edição do evento esportivo mais importante do planeta.

Um show de fogos de artifício iniciou a cerimônia de encerramento no estádio Ninho de Pássaro. Na sequência, houve o hasteamento da bandeira da China, seguida pela execução do hino nacional do país que mais medalhas de ouro conquistou na disputa: 51.

Repetindo a abertura, 200 percurssionistas entraram no campo tocando os tradicionais tambores, dividindo as atenções com uma série de dançarinos. As minorias étnicas do país novamente foram lembradas, desta vez através de carros alegóricos que circulavam pelo estádio.

Com os tambores ainda tocando, as luzes foram apagadas para a utilização de 60 rodas coloridas de luz, nas cores vermelha e azul, que eram seguidas por artistas performáticos. Era uma referência clara às bicicletas, um dos meios de transporte mais tradicionais da China.

Foi então a vez das delegações adentrarem o estádio: desta vez, entretanto, a única formalidade era a bandeira da Grécia aparecendo primeiro. Ao contrário da abertura, as diversas nacionalidades estavam misturadas e com roupas informais. Campeã do salto em distância, Maurren Maggi carregou a bandeira do Brasil.

Atletas que não puderam participar da abertura por terem que competir logo nos primeiros dias de disputa desta vez puderam curtir a festa. Foi o caso da seleção brasileira feminina de vôlei e da nadadora Fabíola Molina. Porta-bandeira da China na abertura, o jogador de basquete Yao Ming se divertia no meio dos competidores.

Conforme manda o protocolo, realizou-se também durante a cerimônia o último pódio dos Jogos, o da maratona masculina, vencida nesta madrugada pelo queniano Samuel Wansiru, dono do novo recorde olímpico (2h06min32s).

Um dos pontos mais elogiados pelas pessoas que acompanharam os Jogos in loco, os voluntários ganharam sua homenagem. Mais uma tradição então foi seguida: berço dos Jogos Olímpicos, a Grécia teve seu hino tocado e a sua bandeira hasteada, antes do início dos discursos dos dirigentes, encabeçado por Liu Qi, presidente do Comitê Organizador dos Jogos.

"A pira olímpica irá se apagar, mas a chama não se apagará nunca no coração dos chineses", filosofou Qi, sucedido por Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI). "A China aprendeu mais sobre o mundo e o mundo aprendeu mais sobre a China", comentou o belga, antes de declarar encerrados os Jogos.

Sede da próxima edição do evento, a Inglaterra teve seu hino executado, assim como o hino olímpico. Prefeito de Londres, Boris Johnson recebeu a bandeira olímpica. Uma apresentação sobre a capital da Grã-Bretanha foi feita e um típico ônibus de dois andares adentrou o Ninho de Pássaro, ao lado de atores que brincavam com guardas-chuva, em referência ao famigerado mau tempo da cidade.

Para surpresa de todos, o ônibus inglês se transformou em um palco para apresentação musical de Leona Lewis e Jimmy Page, que tocava Whole lotta love, clássico do Led Zeppelin. Estrela do futebol inglês, David Beckham também marcou presença, chutou uma bola e foi ovacionado pelo público.

Foi então que alguns atletas simularam o adeus subindo uma escada de avião. Eles passaram a olhar o anel superior do estádio, que exibia momentos marcantes de Pequim-2008. A tocha então se apagou sozinha e apenas uma música instrumental continuava tocando no Ninho do Pássaro.

A apresentação ainda teve seu fôlego final com apresentações performáticas de modalidades esportivas na Torre da Memória, montada no centro do estádio. Então, ela ficou vermelha e faixas foram estendidas até o topo do estádio.

Mais fogos de artifício foram disparados e cantores pop locais cantaram "Beijing, Beijing, eu amo Beijing". Outra apresentação musical e foi a vez de Plácido Domingo e Song Zuying cantarem uma ópera. Dançarinos presos por cordas passaram a impressão de estarem flutuando e o ator Jackie Chan, vestido de voluntário, cantou uma última canção antes de novo e sensacional show de fogos de artifícios e o encerramento da festa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS