Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 13/08/2008 14h02

Com dois de Thiago Neves, seleção vence e avança com 100%

Compartilhe:

Qinhuangdao (China) - Já classificado às quartas-de-final e com o primeiro lugar da chave praticamente garantido, o Brasil confirmou as expectativas e enfrentou a China em clima de amistoso na manhã desta quarta-feira, no encerramento da primeira fase das Olimpíadas de Pequim. Mesmo sem fazer esforço, o time jogou o suficiente para bater os donos da casa por 3 a 0.

Com o resultado, a seleção de Dunga confirmou a liderança do Grupo C, com nove pontos, avançando à próxima fase com 100% de aproveitamento. No próximo sábado, às 7 horas (de Brasília) em Shenyang, a equipe encara Camarões nas quartas-de-final. O adversário não traz boas lembranças: eliminou o Brasil na mesma fase há oito anos, nos Jogos de Sydney.

Com a vaga já assegurada, Dunga resolveu poupar alguns titulares contra os chineses. Pendurados, Alex Silva, Hernanes e Anderson foram substituídos por Thiago Silva, Ramires e Thiago Neves. Na lateral direita, Ilsinho ficou com a vaga de Rafinha, que ainda tenta convencer o Schalke 04 a deixá-lo seguir em Pequim.

Mesmo com as novidades, a equipe verde-amarela entrou em campo em ritmo lento. Assim, a China, que precisava golear para ter chances de classificação, começou mais ofensiva, dando o primeiro chute a gol, com Zhou, aos dois minutos, e tentando, sem sucesso, vencer a defesa brasileira no jogo aéreo.

Preciso atrás, o time brasileiro aproveitou logo a sua primeira chance para marcar e deixou o jogo tranqüilo. Aos 17 minutos, Ronaldinho Gaúcho deu belo passe para Diego. O craque do Werder Bremen invadiu a área em velocidade, driblou o goleiro Liu e só empurrou a bola ao gol vazio para inaugurar o placar.

Depois do gol, o Brasil reduziu o ritmo, mas ainda assim teve outras duas chances claras para ampliar no primeiro tempo. Aos 30, Diego retribuiu o presente e deu lindo passe para Ronaldinho. O novo reforço do Milan, no entanto, tentou de cobertura e Liu defendeu. Aos 44, Pato recebeu belo lançamento de Thiago Neves, invadiu a área, só que também parou no goleiro chinês. No rebote, a jovem promessa brasileira chutou para fora.

Foi o último lance de Pato na partida, já que o técnico Dunga decidiu trocá-lo por Rafael Sobis no intervalo. A etapa complementar começou mais movimentada, com os dois times partindo para o ataque. A China chegou a assustar com cruzamentos (Renan teve trabalho em dois lances), enquanto o Brasil tentou de fora da área. Ronaldinho parou no goleiro Liu, enquanto Diego e Thiago Neves bateram para fora.

Em seguida, porém, os dois times passaram a abusar dos erros de passes, e o jogo voltou a ficar lento. Desta forma, somente uma jogada de bola parada poderia mexer no placar. E foi isso que aconteceu: Rafael Sobis arrancou em velocidade e foi derrubado na entrada da área. Aos 23, Thiago Neves cobrou a falta com precisão, à esquerda do goleiro Liu.

O gol enfim animou o Brasil, que seguiu no ataque para tentar construir uma goleada. E foi novamente dos pés de Thiago Neves que a seleção ampliou, aos 28 minutos. O meia do Fluminense arriscou chute forte de fora da área e acertou o canto esquerdo de Liu, marcando seu segundo gol na partida, terceiro do time canarinho.

Com a larga vantagem, Ronaldinho passou a fazer lances de efeito e animou a torcida da China. Antes do apito final, o Brasil ainda teve chances de marcar o quarto, mas não alterou o placar. Diego quase acertou o ângulo em chute de fora da área. Em seguida, Jô, que pouco antes havia entrado no lugar do meia do Werder, recebeu em velocidade e tocou por cima do goleiro, só que para fora.

Nos acréscimos, Ronaldinho ainda cobrou falta para tentar fazer o seu, mas Liu fez bela defesa. Sem tomar gols após os três primeiros jogos e com a melhor campanha da primeira fase, o Brasil agora vai embalado para a revanche contra o Camarões, no sábado, para tentar manter o sonho do ouro olímpico em Pequim.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS