Olimpíadas | O Globo | 12/08/2016 16h53

Campo-grandense Rafael Silva conquista o bronze no judô

Compartilhe:

O judoca brasileiro Rafael Silva venceu o uzbeque Abdullo Tangriyev na tarde desta sexta-feira e levou a medalha de bronze na categoria peso pesado (acima de 100 kg). É o segundo pódio de Baby em Olimpíadas, que também foi bronze em Londres-2012, sua primeira participação nos Jogos.

O combate foi definido no detalhe: Baby venceu por 1 yuko, a pontuação mínima no judô. Antes disso, o brasileiro já vinha administrando um resultado favorável, já que o uzbeque tinha levado duas punições, contra apenas uma de Baby.

Depois da luta, o atleta brasileiro agradeceu o apoio da torcida, que vibrou muito na Arena Carioca 2.

— A torcida ajudou bastante, empurraram em cada ponto. Em casa, é outra coisa — disse o judoca, ainda esgotado.

Com a vitória de Baby, o Brasil acumula quatro medalhas nas Olimpíadas, sendo três em competições de judo — Rafaela Silva ganhou o ouro e Mayra Aguiar, o bronze. Apesar da vitória, o time nacional não conseguirá mais alcançar a meta estabelecida pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), de superar o desempenho de Londres-2012, quando os brasileiros conquistaram um ouro e três bronzes.

O atleta também avaliou o desempenho da equipe.

— O judô é uma competição totalmente diferenciada, é difícil predizer o número de medalhas. O judô está de parabéns — afirmou Baby, elogiando o desempenho das colegas Rafaela e Mayra.

DERROTA SÓ PARA O MELHOR DO MUNDO

A campanha de Baby na Olimpíada foi praticamente irretocável. Após vencer Ramón Pileta, de Honduras, e passar pelo russo Ranat Saidov, nas oitavas de final, ele só caiu para o mito francês Teddy Riner. Invicto há nada menos que seis anos, Riner derrotou o brasileiro na oitava vez em que os dois se encontraram.

Após a derrota para o favorito, o brasileiro se reinventou e buscou a recuperação em busca pelo bronze. Na repescagem, derrotou o holandês Roy Meyer por um shido (punição), pavimentando o caminho em direção ao pódio. A outra medalha de bronze (são duas no judô) ficou com israelense Or Sasson.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS