Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 24/08/2008 06h35

Brasil toma virada dos EUA e perde o ouro olímpico no voleibol

Compartilhe:

Pequim (China) - Maior rival da seleção brasileira masculina de vôlei, os Estados Unidos tiraram do peito da equipe comandada por Bernardinho a medalha de ouro das Olimpíadas de Pequim. Após um primeiro set perfeito, o Brasil não conseguiu apresentar o mesmo desempenho no decorrer do jogo e perdeu por 3 sets a 1 (20/25, 25/22, 25/21 e 25/23) na final.

Com essa vitória, os Estados Unidos chegaram a oito vitórias sobre o Brasil desde 2001, ano em que Bernardinho assumiu a equipe masculina. Na última delas, a equipe americana derrotou a seleção nacional na semifinal da Liga Mundial, em julho, dentro do Maracanãzinho (Rio de Janeiro), impedindo o oitavo título.

Sem apresentar um bom jogo, o Brasil viu a perfeição do primeiro set sumir nos demais. O time verde-amarelo já não mostrou a mesma alegria e energia características de suas atuações, diferentemente dos Estados Unidos, que se superaram e bateram o time que havia ficado com o ouro em Atenas-2004.

O desperdício do título em Pequim impediu que a seleção brasileira entrasse para a história como a única equipe a conquistar dois Mundiais (2002 e 2006) e duas Olimpíadas consecutivamente.

A perda do ouro - O primeiro set nem parecia uma final olímpica. Apresentando seu melhor voleibol, os brasileiros começaram muito bem. Com a ajuda de dois erros de Stanley, o principal jogador dos Estados Unidos, o Brasil logo abriu 3 a 0. Em sua última partida pela equipe nacional, Gustavo apareceu no bloqueio e freou o forte ataque norte-americano, o que aumentou a vantagem brasileira, 4 a 1.

Embora a recepção não estivesse boa, os brasileiros mantiveram a vantagem graças a erros dos adversários. No primeiro tempo técnico, a seleção brasileira dominava por 8 a 4, com destaque para André Heller e Gustavo, que viraram todas as bolas.

Na volta à quadra, Giba, até então apagado, apareceu para fazer o 11º ponto dos brasileiros, que acertaram a recepção e passaram a forçar mais o saque. Assim, o placar chegou aos 12 a 7. A agressividade verde-amarela não acabou no decorrer do set, que contou ainda com um ace de Gustavo. Neste ritmo a distância no placar permaneceu e os comandados de Bernardinho fecharam em 25 a 20.

No segundo set, a partida mudou completamente. Os Estados Unidos começaram à frente, com a ajuda dos saques de Stanley, que dificultaram a recepção brasileira. Assim, os norte-americanos abriram 3 a 0, o que fez Bernardinho pedir tempo. Pouco adiantou, já que os adversários fizeram mais dois pontos - de bloqueio e ace.

Mais ofensiva no jogo, a seleção norte-americana não deu chances para o Brasil se recuperar e abriu facilmente 11 a 4. Acuados, os brasileiros tentaram se recuperar, mas na segunda parada técnica o placar apontava 16 a 10 contra. Os brasileiros ainda ensaiaram uma reação, e chegaram a encostar no placar, que ficou em 21 a 20.

Entretanto, novamente os Estados Unidos contaram com os saques de Stanley para dificultar as recepções nacionais. Bernardinho fez várias substituições para evitar a derrota, colocou Rodrigão no bloqueio e André Nascimento no saque, mas os norte-americanos conseguiram empatar o jogo em um set para cada lado, fechando em 25 a 22.

O terceiro set não poderia começar de melhor forma: bloqueio de André Heller para dar moral à equipe. Contudo, os norte-americanos não se intimidaram e bloquearam o capitão brasileiro, passando à frente (2 a 1). A partir deste momento, mesmo com deficiências no passe, o equilíbrio voltou ao jogo e durou até o momento em que Gustavo foi para o saque e com um ace fez 5 a 4 para o Brasil.

Diferente das duas parciais anteriores, a terceira foi mais parecida com uma final de Olimpíadas. Pontos trocados para os dois lados da quadra marcaram o set, mas uma seqüência de dois bloqueios dos Estados Unidos mudou o cenário do jogo, 12 a 9 para os norte-americanos. Após o segundo tempo técnico, a situação não se modificou, os Estados Unidos mantiveram-se muito eficientes e os brasileiros, perdidos. Resultado: cinco pontos de diferença, 19 a 14.

Para não entregar de graça o set aos adversários, Bernardinho fez substituições. Colocou Bruninho para sacar. O resultado foi um ace; Murilo entrou para bloquear e atacar, e veio ponto de bloqueio. Assim, a vantagem caiu para 21 a 19. Contudo, o Brasil desperdiçou dois ataques e permitiu que o placar chegasse a 23 a 19. Sem esperanças de virar, os brasileiros viram os Estados Unidos fazerem 25 a 21.

Abalados pela virada, os jogadores nacionais voltaram para o quarto set com uma postura diferente e foram para a primeira parada técnica na liderança (8 a 6). Destaque do final da parcial anterior, Murilo começou o quarto set como titular, no lugar de André Nascimento.

A vantagem brasileira perdurou até o 13º ponto, quando os adversários empataram. Mas o time não desanimou e conseguiu se recuperar, chegando a fazer 20 a 17.

Porém, com muita competência, os Estados Unidos conseguiram virar ao fazer cinco pontos seguidos e ameaçar o ouro brasileiro (21 a 20). Assim, o empenho americano foi mais forte que a vontade brasileira e, assim, a partida acabou com um 25 a 23 para os rivais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS