Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 22/08/2008 04h17

Brasil tenta juntar os cacos na luta pelo bronze contra Bélgica

Compartilhe:

Xangai (China) - A seleção brasileira masculina de futebol tinha grande esperança em ganhar o ouro inédito dos Jogos Olímpicos de Pequim. Mas o sonho acabou em uma desastrosa derrota na semifinal diante da Argentina. Agora, resta apenas a opção de disputar nesta sexta-feira a medalha de bronze contra a Bélgica. A partida acontece no Estádio Olímpico de Xangai, a partir das 8 horas (de Brasília).
O lado psicológico é o que mais preocupa. Os jogadores não conseguiram esconder o abatimento pelo inesperado resultado de 3 a 0 sofrido contra o maior rival da América do Sul. O meia Ronaldinho Gaúcho era um dos mais chateados com o fracasso.

"Difícil é, mas não é primeira decepção que sofro em minha carreira", explica Ronaldinho Gaúcho, que vinha de uma péssima campanha com a seleção na Copa do Mundo de 2006. "É complicado falar, pensar, mas agora é tentar uma motivação para pegar a Bélgica", emenda.

O meio-campista Hernanes reforça o sentimento de decepção dos jogadores. Desde que a seleção iniciou o projeto Pequim-2008, o jogador do São Paulo ressaltava o sonho de buscar o título inédito da competição para o futebol brasileiro.

"Você fica muito abatido, eu estava confiante em levar o ouro, queria muito, eu me preparei para isso. Estou frustrado, decepcionado, era um objetivo que busquei muito. Mas é levantar a cabeça", afirma.

Ao técnico Dunga, a medalha de bronze é a única esperança para diminuir a pressão. Antes das Olimpíadas, o treinador vinha de sucessivos fracassos em amistosos e jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 e, por isso, já respondia sobre a possibilidade de deixar o comando do time.

"Vamos dar seqüência ao nosso trabalho. A derrota acarreta pressão, mas temos que continuar. Este é o momento de termos frieza", duz o treinador, que acumula em 2008 diversos resultados negativos em amistosos e nas Eliminatórias com a seleção principal.

Para o segundo confronto diante das Bélgica nas Olimpíadas (o primeiro foi vencido pelos brasileiros por 1 a 0), Dunga terá grandes problemas. Expulsos diante da Argentina, o volante Lucas e o meio-campista Thiago Neves cumpre suspensão. Já o atacante Rafael Sóbis sofreu uma lesão no cotovelo direito e está vetado pelo departamento médico.

Do lado belga, a ordem é tentar dar o troco da derrota na estréia olímpica, em Shenyang. Mas a equipe também sofreu um resultado improvável na semifinal: acabou derrotada por 4 a 1 para a Nigéria, adversária da Argentina na briga do ouro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS