Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 15/08/2008 17h24

Brasil não brilha, mas vence a Noruega e passa pelas quartas

Compartilhe:

Tianjin (China) - A seleção brasileira feminina de futebol está mais próxima da conquista do inédito ouro olímpico. Nesta sexta-feira, a equipe comandada pelo técnico Jorge Barcellos garantiu sua vaga nas semifinais do torneio dos Jogos Olímpicos de Pequim, graças a uma eficiente vitória por 2 a 1 sobre a forte Noruega nas quartas-de-final, em partida realizada em Tianjin.

As atuais vice-campeãs olímpicas fizeram um jogo aquém do esperado, e até se mostraram um pouco apáticas durante parte da partida. Porém, diante de uma seleção norueguesa que não mostrou a mesma desenvoltura da campanha do título em Sydney-2000, o Brasil precisou apenas de dois lances de brilhos de Daniela Alves, no primeiro tempo, e Marta, no segundo, para assegurar presença entre as quatro melhores equipes da competição.

O resultado só não foi mais elástico para o Brasil por conta das boas intervenções da goleira Erika Skarbo. Com Thorsnes e Gulbrandsen aparecendo pouco no setor ofensivo, coube à camisa um evitar uma goleada. Como as brasileiras não renderam o que podiam, Siri Nordby ainda consegui diminuir em cobrança de pênalti e pressionaram no final da partida.

Apesar das expectativas para a partida, os dois times começaram pouco criativos. Tanto que a primeira boa chance só foi aparecer aos 11 minutos, em saída errada de Skarbo - Cristiane tentou encobrir a camisa um e mandou para fora. Quatro minutos depois, a própria camisa 11 arrisca o chute de longe, repetindo o alvo. Quando a Noruega tentou suas primeiras chegadas, com Marita Skammelsrud Lund, a defesa acompanhou bem e evitou o perigo maior para a goleira Bárbara.

Com Marta apagada, restava a Cristiane tentar assustar Skarbo - como aos 33 minutos, em que um chute de longe da brasileira parou na defesa segura da goleira. As escandinavas chegaram com perigo, em cabeçada de Marit Fiane Christensen aos 37 minutos que passou por cima do gol. No entanto, foi Daniela Alves quem abriu o placar aos 43 minutos, após receber sobra de bola de Marta. A atacante arriscou um belo chute de longe, que passou por cima de Skarbo para fazer 1 a 0.

O gol fez com que as norueguesas voltassem para o segundo tempo mais ofensivas, marcando a saída de bola do Brasil. Aos cinco minutos, Bárbara recebeu o recuo de bola e tentou sair driblando, mas Elise Thorsnes apertou e só não empatou porque bateu para fora. No lance seguinte, aos seis minutos, Solveig Gulbrandsen dividiu na área com Érika e caiu pedindo pênalti - a árbitra deu apenas o tiro de meta.

No entanto, quem marcou o gol foi o Brasil, aos 11 minutos. Após recuo errado de Christensen, Marta se antecipa, ficou com a bola e tocou por cima de Skarbo para ampliar. A goleira ainda agiu bem e evitou o terceiro gol aos 22 minutos, em chute de Cristiane após jogada em cima da capitã Ane Stangeland Horpest - a camisa um deu um tapa e mandou para escanteio, evitando o terceiro gol.

O Brasil poderia ter se tranqüilizado, mas acabou sofrendo pressão no final da partida. Aos 35 minutos, Bárbara cometeu pênalti ao derrubar Thornes na área - Nordby cobrou e diminuiu. No final do jogo, Gulbrandsen ainda teve a chance de diminuir, em cabeçada aos 44 minutos. No entanto, a bola passou por cima do travessão e evitou o que poderia ser o empate.

Foi o último lance de perigo contra o Brasil, que se garantiu nas semifinais. As adversárias serão definidas nesta sexta, em duelo entre Suécia e Alemanha a partir das 10 horas (horário de Brasília) em Shenyang. Com uma possível revanche contra as alemãs em vista, as comandadas de Jorge Barcellos entram em campo agora na segunda-feira, tentando uma vaga na final a partir das 7 horas em Xangai.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS