Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 19/08/2008 12h12

Brasil derrota o Japão sem dificuldades e avança às semifinais

Compartilhe:

Pequim (China) - Como já era esperado, a seleção feminina de vôlei do Brasil não tomou conhecimento da equipe do Japão na partida das quartas-de-final das Olimpíadas. Na madrugada desta terça-feira (horário de Brasília), o Brasil derrotou as japonesas por fáceis 3 sets a 0, parciais de 25/12, 25/20 e 25/16, sendo Fabiana a principal pontuadora, com 12 pontos.

Com este resultado, a seleção verde-amarela permanece firme na caminhada rumo ao ouro olímpico. Entretanto, o próximo desafio das brasileiras não será tão fácil quanto o duelo contra as japonesas. Na semifinal, as comandadas de José Roberto Guimarães enfrentarão a vencedora da partida entre Rússia e China, atuais campeã mundial e olímpica, respectivamente.

Na fase classificatória dos Jogos, o Brasil terminou em primeiro lugar da chave B, depois de vencer as cinco partidas que disputou sem perder nenhum set. Por sua vez, as japonesas foram as quartas colocadas do grupo A, com uma campanha bem inferior à das brasileiras: duas vitórias em cinco jogos.

Por sua vez, a Rússia encerrou a primeira fase das Olimpíadas na terceira colocação da chave do Brasil (três vitórias e duas derrotas), mesma posição das donas da casa no grupo A, que obtiveram uma campanha igual à das russas.

O jogo: Com incríveis cinco pontos de saque da atacante Mari logo no começo do primeiro set, o Brasil abriu facilmente 12 a 4, vantagem que só aumentou no decorrer da partida. Muito concentradas e eficientes nos fundamentos, as brasileiras não tomaram conhecimento das japonesas e fecharam a parcial em fáceis 25 a 12.

Já no segundo set, o Brasil caiu um pouco de rendimento na recepção enquanto as japonesas aumentaram o volume de jogo. Entretanto, a equipe verde-amarela soube manter a concentração em quadra e administrar a mudança de postura das adversárias. Assim, o time de Zé Roberto abriu 12 a 8, mantendo-se à frente em todo o período, que foi finalizado em 25 a 20.

Precisando vencer para manter acesas as esperanças de avançar às semis, o Japão aumentou o ritmo no terceiro set, diferente do Brasil. Assim, as japonesas abriram 7 a 5. Insatisfeito com o desempenho da equipe, Zé Roberto substituiu Mari para colocar Jaqueline, com o objetivo de melhorar a eficiência no fundo de quadra.

A substituição surtiu efeito, já que a equipe nacional conseguiu empatar em 11 e passar à frente logo em seguida. Voltando a sacar bem e, conseqüentemente, dificultando a recepção adversária, o Brasil ampliou a vantagem para 15 a 12. Com um grande volume de jogo, a seleção brasileira, amparada por Sassá que entrou no lugar de Fofão para sacar, voltou a apresentar seu bom jogo e venceu em 25 a 16.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS