Natação | Da Redação/Com Assessoria | 06/12/2011 10h21

Natação é usada para auxiliar o tratamento de crianças com deficiências em Dourados

Compartilhe:

Dourados (MS) - Dentre os vários tipos de atividades físicas desenvolvidas pelo Nace - Núcleo de Arte, Cultura e Esporte, a natação merece destaque. Esse esporteé muito utilizada para ajudar pessoas que também possui algum tipo de deficiência a ganhar mais saúde e qualidade de vida. Como é o caso de Caroline de Macedo Felix de 8 anos.

Ela apresenta um quadro clínico de autismo, hiperatividade e já demonstra melhora em sua coordenação motora. De acordo com sua mãe, Cássia Domingos de Macedo Felix, Caroline fala pouco, anda com dificuldade, mas sabe exatamente do que gosta e o que quer. “Hoje ela caminha melhor dentro d’água. Seu relacionamento com as pessoas melhorou.

No projeto ela fez até amizades”, elogia a mãe. De acordo com Elza Corrêa Pedroso, do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, o esporte aumenta a qualidade de vida de toda criança, principalmente para as crianças com deficiência.

“Quando vemos as paraolimpíadas, por exemplo, notamos a quantidade de medalhas que eles trazem para o nosso país e suas superações. Hoje vivemos em uma sociedade que discrimina tudo e quem tem deficiência não foge à regra.

E com a superação no esporte, apesar da deficiência, o sucesso mostra o quanto a pessoa é capaz e com isso sua auto-estima aumenta e tudo melhora”, disse Elza, lembrando que a própria família percebe a melhoria da qualidade de vida da criança.

“Esse projeto foi uma bela iniciativa do Prefeito Murilo Zauith para com todas as crianças, principalmente aquelas com deficiência já que, em Dourados, a inclusão ainda não é total”, enfatizou.

De acordo com a profª. Mariza Araújo, coordenadora do NACE/Esporte, “é fundamental a inclusão de crianças com deficiências nas diversas práticas esportivas, visto que a socialização dessas crianças se torna papel importante para o processo de superação e conquistas”.

O NACE cumpre esse papel através da inserção das crianças com deficiências nas atividades de arte, cultura e esporte nas modalidades de futsal, judô, taekwondo, karatê e natação.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS