Natação | Da Redação/Com Midiamax | 23/11/2014 21h32

Campeonato de natação reúne atletas com até 90 anos em Campo Grande

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - O 54º Campeonato Brasileiro Master de Natação reúne atletas de 20 a 90 em Campo Grande. Os competidores são de vários estados do país e do interior de Mato Grosso do Sul (MS), entre eles está Nora Ronai, de 90 anos, e Maria Salvadora, de 75 anos.

De acordo com ABMN (Associação Brasileira Master de Natação), são 428 inscritos e 42 provas durante toda a competição. O campeonato é dividido entra equipes, são 36 equipes compostas por até 5 atletas; 15 equipes compostas entre 6 e 15 atletas; 5 equipes entre 21 e 89 atletas. A maior equipe é de MS, com 89 atletas.

A aposentada, de 90 anos, foi recordista mundial nos 400 metros livres, na categoria da idade dela. Nora que já detinha o titulo bateu o próprio recorde que era de 13’07’’68. Ela disse que nada há 20 anos e que não conta mais as medalhas que tem. “Eu agora só faço por quilo, tenho cerca de 10 quilos”, brincou.

Nora que tem duas filhas, quatro netos e seis bisnetos, disse que ninguém da família pratica o esporte, mas que ela sempre nadou desde pequeno. “Eu não acredito em exemplo de vida, acredito em inspiração”, ressaltou.

Outra história que se destaca no campeonato é a da Maria Salvadora, ela nadou dos 12 aos 18 anos e precisou parar, mas voltou quando se aposentou da profissão de professora. “Eu sempre amei nadar, treino de segunda a sexta, nado cerca de 3 mil metros por dia”, afirmou.

Salvadora disse ainda que já ganhou medalhas no Canadá, Italia, Argentina. “Eu fique parada por 40 anos e agora voltei, esse ano ganhei todas as provas do sul-americano na Argentina”, concluiu.

A competição deve terminar amanhã (23) Rádio Clube de Campo Grande, que fica na Rua Padre João Crippa, Nº 1280, Centro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS