Natação | EFE | 09/08/2016 14h56

"Brasil precisa de heróis na natação", diz Leonardo de Deus

Compartilhe:

Sem conquistar nenhuma medalha nos três primeiros dias de natação dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a equipe brasileira teve o rendimento criticado pelo nadador campo-grandense Leonardo de Deus, que junto a Kaio Márcio foi eliminado neste domingo nas semifinais dos 200m borboleta.

"A gente teve tudo: apoio, os melhores hotéis, as melhores piscinas para treinar, e não estamos conseguindo, nem com a torcida empurrando, fazendo a parte dela. Estamos bem aquém do que esperavámos. O Brasil está precisando de heróis na natação", lamentou o nadador após ficar fora da final da prova.

Na primeira bateria, Kaio chegou a virar em primeiro na metade da prova, mas perdeu gás e acabou em sétimo, com tempo de 1min57s45, o 14º no geral. Já Leonardo ficou em 13º entre os 16 que caíram na piscina do Estádio Aquático Olímpico para tentar avançar na disputa, com 1min56s77.

Sem explicações para a eliminação, Leonardo de Deus expressou tristeza por ficar fora da decisão, mas se disse orgulhoso pela experiência de chegar às semifinais de uma edição dos Jogos Olímpicos.

"Nem entrei nessa final. A gente tem todo o apoio possivel. Temos que acordar, a competição é na nossa casa e a gente não faz bonito. É triste porque eu não fiz a minha parte, mas tenho que levantar a cabeça. Sou o 13º de uma Olimpíada, tenho muito orgulho disso", comentou.

Em tom mais ameno, Kaio Márcio apenas demonstrou satisfação e o sentimento de "dever cumprido" por ter defendido o Brasil na competição, discurso similar ao de outros nadadores nos dias anteriores.

"Dever cumprido. Em relação a Londres, para onde eu treinei bastante e nem peguei uma semifinal, me sinto realizado. Eu já esperava a ajuda do público na prova. Fico muito feliz de competir no Brasil e achei que não ia dar, mas essa é a minha quarta Olimpíada. Ter conseguido isso foi um bônus, e essa semifinal melhor ainda", declarou.

O Brasil também concorreu na noite de segunda-feira a uma vaga na decisão dos 200m livre feminino, mas Manuella Lyrio foi eliminada nas semifinais da prova, com o 12º tempo geral, 1min57s43.

"Você quer chegar a uma final e, se chegar, vai querer uma medalha. Mas fiz o melhor que eu pude e a gente sempre quer mais", disse a nadadora.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS