Natação | O Estado MS | 16/09/2016 10h47

Atleta do Estado bate recorde sul-americano dos 1.500 metros em SP

Compartilhe:

O sul-mato-grossense Lucas Kanieski, 26 anos, venceu na noite de terça-feira a prova dos 1.500 metros livre do Troféu José Finkel. O nadador do Fiat/Minas (MG), bateu o seu próprio recorde na competição nacional que segue até sábado no Clube Internacional de Regatas, em Santos (SP).

O douradense, que está no esporte desde os oito anos, disputou a competição pela equipe Fiat/Minas e está no clube há sete. Na noite de terça-feira, Kanieski quebrou o recorde sul-americano após completar a distância que equivale a 30 “piscinas”, em 14min40s31. Assim, superou a marca anterior, também pertencente a ele, que era de 14m44s, feita em Moscou, em 2013.

O sul-mato-grossense chegou à frente de Brandonn Cruz, do Corinthians, que fez o tempo de 14m40s33, e de Guilherme Costa, do Unisanta, aos 14m 41s23. Com o recorde na prova disputada o atleta, espera ter chances no mundial de piscina curta, “A competição é seletiva para o Mundial de piscina curta. Então, fazer esse tempo e manter o recorde sul-americano é muito bom e posso ficar na expectativa de estar classificado entre os 16 atletas que irão para o Mundial”, disse o atleta em entrevista feita por meio da internet.

Ainda conforme ele, os treinos realizados para o José Finkel, não foram levados “muito a sério” e, de acordo com Kanieski, isso ajudou a garantir a primeira colocação. “Depois de ter ficado fora das olimpíadas, fiquei meio triste e acabei não me dedicando tanto assim aos treinos”, argumenta. “Só pensei em me divertir, fazendo o que eu gosto de fazer, que é nadar, e acho que isso ajudou um pouco, pois não fiquei nervoso para a prova”, disse o nadador. A próxima Olimpíada será na capital do Japão em 2020, objetivo principal para o atleta. “É meu sonho e eu não gostaria de parar na natação antes de conquistá-lo”, afirma o atleta. “Então, nessa competição provei para mim mesmo do que posso fazer, só manter a cabeça no lugar e fazer aquilo que eu gosto, sem preocupação” completa. A próxima competição que o atleta disputará será o Open de Natação em novembro em Florianópolis (SC), e caso consiga a vaga na seleção, compete no Mundial de piscina curta do Canadá, em dezembro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS