Mountain Bike | Da redação/com Diário Corumbaense | 17/11/2014 10h10

Duzentos e quarenta atletas desafiam limites em prova de mountain bike

Compartilhe:

Corumbá (MS) - Numa prova, que teve mais de sete horas de duração, duzentos e quarenta atletas desafiaram seus limites sob um percurso que reuniu cidade e campo (Pantanal) entre subidas e descidas, terrenos planos, de terra e cascalho. Assim, resume-se a prova de Mountain Bike no domingo, 16 de novembro, último dia da segunda edição do Pantanal Extremo – Jogos de Aventura, em Corumbá.A grande procura pela prova foi explicada pelo presidente da Federação de Mato Grosso do Sul de Ciclismo, Carlos César Gimenes. “Esse tipo de prova não é tão técnica, é apenas muita resistência e daí todo mundo quer participar para se superar, por isso temos as categorias de elite e a open”, disse o coordenador da prova ao lembrar ainda da divisão de disputa, pois dois trechos diferentes integraram a competição: 69 e 101 quilômetros.

Bicampeã do Pantanal Extremo, na categoria Elite Feminina 69 km, Luciene Ferreira, foi a primeira mulher a cruzar a linha de chegada na avenida General Rondon. “Ano passado, foram duas etapas, tendo asfalto e estrada de chão. Esse ano, já foi bem mais duro porque teve trilha, mata fechada e subida; o nível bem mais alto. Foi mais longa, apesar de me sair melhor assim”, disse a atleta que pode perceber a evolução da prova.

“Eu corro mountain bike em São Paulo, o nível está parecido. Do ano passado para esse, melhorou demais a marcação, os pontos de apoio. Ano que vem, se Deus quiser, eu quero estar aqui de novo”, declarou a atleta paulista.

Nem mesmo um problema de saúde impediu o corumbaense Paulo Faro de ser o primeiro a cruzar a linha de chegada. Inscrito para competir na categoria Master A (101 km), mas sem a recomendação médica para tamanho esforço após uma recente cirurgia, ele acabou competindo na categoria Open Masculino (69 km) apenas como forma de participação e por isso não pontuou no resultado oficial.

“Para mim, foi gratificante porque ano passado fiquei na terceira colocação e, agora, consegui chegar em primeiro, mesmo tendo sofrido uma cirurgia há 3 semanas”, comentou o atleta que também percebeu a evolução que teve a prova. “Aumentou bastante o ritmo com o prolongamento do percurso. Em termos quilometragem, foi o dobro. Mas para nós, atletas, quanto mais desafios, mais emocionante a prova”, falou o corumbaense.

Já na categoria Elite 101 km, mesmo tendo partido com 20 minutos de atraso, devido a uma confusão entre fuso horário do Brasil e Bolívia, o boliviano David Rojas Almanza imprimiu um ritmo acelerado à prova e conseguiu ficar entre os três primeiros colocados. Ao cruzar a linha de chegada, o estrangeiro causou admiração e arrancou aplausos dos demais atletas que já haviam completado a prova em outra categoria e da população que prestigiou o evento.

Para 2015, durante a terceira edição do Pantanal Extremo, a proposta, segundo o presidente da Federação MS de Ciclismo, é aumentar o número de vagas para 300 competidores na modalidade. Com informações da assessoria da PMC.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS