Mountain Bike | Olimpíada Todo Dia | 14/10/2020 09h46

Brasileiro assume liderança do ranking de MTB após Copa do Mundo

Compartilhe:

O sonho virou realidade. Grande nome da história do mountain bike do Brasil, Henrique Avancini se tornou o líder do ranking mundial da modalidade nesta terça-feira (13). Com a nova atualização da federação internacional após resultados da Copa do Mundo e do Mundial, o brasileiro subiu uma posição e superou o suíço Nino Schurter, atual campeão olímpico.

“Hoje realizo uma das metas da minha carreira: ser número 1 do ranking Mundial! Durante anos me perguntei se realmente buscar alguma coisa com tanto afinco valeria a pena. Se insistir em não querer ser ‘só mais um’ me levaria à algum lugar. Essa postura, hoje, recebe sua recompensa máxima: O topo do ranking”, comentou Avancini em seu Instagram.

Na lista divulgada, Avancini aparece com 1945 pontos contra 1799 de Schurter. Em terceiro está o holandês Milan Vader, com 1281. Dois franceses vêm colados logo a seguir, com 1276 e 1228, respectivamente: Jordan Sarrou, atual campeão mundial, e Victor Koretzky.

Outros dois brasileiros aparecem na lista entre os cem primeiros. Luiz Henrique Cocuzzi subiu uma posição e é o 51º com 505 pontos, e Guilherme Muller avançou quatro e aparece na 56ª com 479.

Entre as mulheres, a melhor brasileira é Raiza Goulão, a 48ª, cinco posições acima da lista anterior, com 561 pontos. A francesa Pauline Prevot manteve-se como líder, agora com 1863. Atual bicampeã, ela já soma três mundias na carreira.

Copa do Mundo histórica
A atualização do ranking mundial de mountain bike na UCI (Union Cycliste Internacionale) levou em conta os resultados das duas etapas da Copa do Mundo realizadas em Nova Mesto, na República Tcheca. Nela, Henrique Avancini fez história ao vencer pela primeira vez uma etapa da Copa do Mundo de mountain bike.

“No meu primeiro ano de Elite (2012) nem consegui ir à uma Copa do Mundo. Meu primeiro Top 30 veio em 2013. O primeiro Top 25, em 2014. O Top 10, só em 2017. O pódio e a vitória no XCC, em 2018. Top 3 e o atleta com mais pódios na temporada, em 2019. 2020, após largar em 36 Copas do Mundo de XCO, a primeira vitória! Busque a evolução e acredite no processo!”, disse o brasileiro, que integra o Time Ajinomoto, após a vitória. XCO é cross country, a modalidade olímpica do MTB.

Mundial na Áustria
Foram duas etapas seguidas da Copa do Mundo em Nove Mesto. Avancini venceu a segunda. Na primeira, terminou na quinta colocação.

Após a competição da República Checa, foi realizado o Mundial, na cidade de Leogang, na Áustria. Lá, Avancini terminou na décima colocação após ter problemas na largada e precisar fazer uma prova de recuperação.

O vencedor e, portanto, atual campeão mundial de cross country olímpico, foi Jordan Sarrou, com 1h25min37s. O suíço Mathias Flueckiger chegou 45 segundos atrás e ficou com a prata. O bronze foi para o francês Titouan Carod. Nino Schurter, que defendia o título do ano passado, chegou na nona colocação, 16 segundos à frente de Avancini.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS