Motocross | Da redação | 03/04/2006 17h59

Coxim fez festa para receber 1ª etapa do Estadual no domingo

Compartilhe:

Coxim (MS) - Dez mil pessoas assistiram à abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Coxim. Divididos em cinco categorias, a prova reuniu o total de 55 pilotos sul-mato-grossenses e mato-grossenses filiados à Federação Estadual, que empolgaram o público presente com manobras, ultrapassagens e até algumas quedas nos 1,280 metros do motódromo Pé-de-Cedro.

A primeira Etapa do Campeonato Estadual de Motocross, em Coxim, foi realizada pela Mastter Motos em parceria com a Prefeitura Municipal, e organizada pela Federação de Motociclismo de Mato Grosso do Sul (Femems).

Confira como foi cada bateria:

Cadete - A categoria abriu o estadual com 15 pilotos largando na bateria. Melhor para Danilo Marcato, 16 anos, natural de Coxim, que largou muito bem e e manteve-se na fente até receber a bandeirada. "Estava com vontade de não parar e continuar a acelerar", brincou após a prova.

Em segundo lugar ficou o campo-grandense Silvio Barbeta Neto, 15 anos, que apesar da boa largada foi ultrapassado por Danilo, e quando tentava recuperar a primeira posição sofreu uma queda no miolo do circuito. "Treinei apenas hoje pela manhã (domingo) e não me adaptei bem à pista", esclareceu. Ricardo Calábria, de São Gabriel do Oeste, foi o terceiro colocado, e quase chegou em segundo. "Ele caiu na penúltima volta e conseguiu se recuperar a tempo", lamentou, referindo-se a Silvio.

Sênior - Na segunda bateria, nove pilotos da categoria Sênior realizaram uma largada espetacular com o piloto Jaques Pick, correndo por Coxim, saltando na frente e abrindo uma larga vantagem, recebendo a bandeirada com uma volta no quarto colocado. Mesmo correndo com fortes dores, em virtude de um acidente nos treinos da manhã de domingo, Jaques dedicou a vitória ao público de Coxim. "A galera deu uns `cavalos´ a mais no motor da minha moto", agradeceu o vencedor.

Paulo Sergio Lucianetti, piloto de Sonora, foi o segundo colocado na Sênior, e reconheceu a supremacia de Jaques. "Ele é notável, mas é profissional e tem uma moto (450 cilindradas) bem superior", disse, satisfeito em levar sua 250cc ao segundo lugar no pódio. Representando Maracaju, Julio Feitosa, 40 anos, campeão em 2005 e vice no ano passado, elogiou a pista de areia que, apesar de cansativa é bem seletiva. "Cansei durante a prova, mas vou me preparar melhor fisicamente para conseguir realizar um bom campeonato".

80 Cilindradas - A categoria para iniciantes reuniu oito jovens talentos. Garotos e garotas de 9 a 13 anos deixaram o público de pé, tanto pelas boas brigas por posição quanto pela quantidade de quedas e ultrapassagens. Kevin Wilde Samignan, 12 anos, de São Gabriel d´Oeste, venceu a prova, seguido por João Barbeta (Campo Grande) em segundo e Ariel Pagé (Chapadão do Sul) em terceiro.

Nacional - Treze pilotos largaram na quarta bateria, que reúne pilotos equipados com motos nacionais de série. Nesta categoria, os pilotos de Rondonópolis fizeram à festa, ocupando os três primeiros lugares no pódio. Osmar Ribeiro (conhecido como Baianinho), 44 anos, com uma Yamaha DT 200, recebeu a bandeira quadriculada, apesar do calor e da pista exigente. "A pista estava pesada, com muitos buracos, difícil e cansativa, mas valeu o esforço", concluiu.

Adriano Lourenço, também de Rondonópolis, chegou em segundo e demonstrou muito cansaço. "Fiquei seis meses parado e estou retornando aos treinos", comentou. Na terceira posição, ficou o filho de Baianinho, Paulo Vinícius da Silva. "Vou treinar muito, tentar participar de todas as etapas do Estadual e ser o campeão", ressaltou, demonstrando confiança e alertando os demais pilotos.

Open - Na principal categoria do Motocross Estadual, Marcos Vinícius (Mano), piloto de Campo Grande, fisicamente bem preparado e equipado com uma Kawazaki KX 450cc, fez uma ótima largada, se adaptou bem ao traçado da pista e venceu a prova. Apesar de largar em segundo Lugar, Marcos assumiu a ponta na segunda volta e conseguiu se manter na liderança até ao final. "Estou treinando muito para o Campeonato e esta pista é excelente, bem técnica, e apesar da areia exigir muito, andei muito bem".

O segundo colocado, Carlos Eduardo (piloto de Sete Quedas), fez uma boa largada saindo na frente do pelotão, mas pressionado por Marcos durante a primeira volta, foi ultrapassado na reta de chegada ao abrir a segunda. Carlos recebeu forte apoio da torcida e bem que tentou ultrapassar Marcos Vinícius com sua Honda CRF 250cc. "Estava alcançando o Mano, mas cometi um erro, caí, daí ele abriu de vez", lamentou.

Daniel Fretes (Ponta Porã) conquistou a terceira colocação com uma Honda CRF 250cc após muita disputa para se livrar do segundo pelotão. "Apesar do traçado excelente, as curvas estavam pesadas e complicadas, com vários buracos, exigindo muito braço. Fiz o melhor dentro das minhas possibilidades", finaliza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS