MMA | Da redação/com Assessoria | 24/04/2014 15h21

Lutador consagrado do estado fará sua 47ª luta aos 47 anos de idade

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Claudionor Cardoso da Silva, natural de Natal- RN, nascido em 1967 é hoje professor faixa preta 4º grau de Jiu Jitsu e graduado em Educação Física. O lutador veio para Mato Grosso do Sul em 1995 a convite de um professor de Arte Marcial, que o chamou depois de ter assistido a uma luta sua. Quando chegou a Campo Grande, o Jiu Jitsu ainda era pouco difundido no mundo e aqui no estado quase não havia conhecimento. A luta era misturada com socos e chutes.

Aluno do mestre Roberto Lage, Claudionor começou a dar aula e divulgar a verdadeira arte suave em uma academia da cidade quando ainda era faixa roxa. Logo começou a ganhar adeptos e a promover os primeiros campeonatos de arte suave na cidade. Dono de uma personalidade forte e muito disciplinado tinha que viajar para SP para fazer seus treinamentos a fim de conseguir graduar-se, dar aulas na cidade e treinar para os eventos de MMA (Mixed Martial Arts), já que na época o Jiu Jitsu sofria muito preconceito, dificultando o patrocínio para custear suas viagens. 

O lutador também participou de vários eventos representando o estado e em seu currículo é hexacampeão do famoso torneio de MMA, denominado FREE STYLE, além de ser vice- campeão do IVC quando essa modalidade ainda denominava-se Vale Tudo, onde dentro da jaula os lutadores digladiavam-se durante 30 minutos e faziam três ou quatro lutas na mesma noite para sagrar-se campeão.

Claudionor lutou com grandes atletas profissionais como Jorge Patino Macaco, Johil de Oliveira e Evangelista Cyborg Santos. Fez 46 lutas, sendo 41 vitórias e cinco derrotas, e se orgulha em dizer que já fez parte do hall dos melhores lutadores da época, como comprova a matéria da revista Tatame (importante revista de Artes Marciais), onde ficou classificado em 3º lugar na categoria 80 kg, a frente de lutadores como Royler Gracie  e Dan Henderson.

Como amante e defensor do Jiu Jitsu, há 30 anos participa dos campeonatos realizados no Brasil e nunca volta para casa sem medalhas. Dentre seus títulos como lutador dessa modalidade estão Campeão Brasileiro e Sul-Americano entre muitos outros.

Atualmente com 47 anos de idade, Claudionor não consegue abandonar os tatames e nem o octógono. Não cogita deixar o esporte mesmo com as várias limitações impostas pela idade. O corpo não reage como há 20 anos e o treino deve ser ainda mais intensificado, já que as lesões agora levam mais tempo para recuperação. Outra dificuldade é a perda de peso, pois o organismo está mais lento, porém a vontade está acima de tudo.

PRÓXIMA LUTA: Depois de anos sem lutar MMA, voltou a participar de eventos. No dia 26 de abril fará sua 47ª luta no evento Cage Combat 5, na categoria peso pena (até 66kg), contra o lutador também sul-mato-grossense Michel Igenho, no Ginásio do Colégio STATUS (Antigo SEALP), a partir das 18h. Faltando mais de 30 dias para o campeonato, já chegou ao peso almejado pelo seu preparador físico Diego Klein. Treina nas horas vagas entre um trabalho e outro, pois além de ministrar aulas em sua academia é professor na rede pública. Mesmo com toda correria pré-luta, Claudionor se sente realizado após cada dia de treinamento e superação.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS